O Diário Oficial do Estado da Paraíba desta sexta (29) trouxe a nomeação de 114 professores de Sociologia. As nomeações ocorrem depois de três anos de luta que envolveu ações na justiça, manifestações e reuniões com o governo, o Ministério Público etc.
Em 2008, o então governador Cássio, lançou o edital de concurso para professores de Sociologia e Filosofia atendendo à legislação que tornou obrigatório o ensino destas duas disciplinas no nível médio. Por falha no Edital a exigência para lecionar Sociologia era ter diploma de Licenciatura em Sociologia, entretanto, nas universidades nordestinas não existe este tipo de título e sim Licenciatura em Ciências Sociais. Com isso, praticamente a maioria dos aprovados não conseguiram ser empossados.
Recentemente, o governo do Estado abriu negociações com os professores aprovados neste concurso os quais vinham fazendo uma série de manifestações e eventos para pressionar o governo a convocar. A primeira vitória foi conseguida em 2011 com a prorrogação do concurso por mais dois anos. Em maio o governo assina Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a convocar os aprovados e permitindo-lhes a posse com o diploma de Licenciado em Ciências Sociais.
A nomeação dos professores oficializada nesta sexta feira é interpretada como uma grande vitória da classe que se organizou, montou suas estratégias e não desistiu, embora a causa parecesse perdida. Parabéns à todos.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.