Esta postagem é direcionada, sobretudo, a quem vai prestar a prova do ENEM este ano. Tenho refletido sobre as modificações da prova do ENEM, sobre o histórico das questões da prova de ciências humanas e suas tecnologias (a minha área de formação) e percebo que alguns temas tem sido cobrados constantemente. Este ano, muitos professores já se pronunciaram sobre a prova destacando a importância de conhecer as discussões que foram realizadas na Rio+20. De fato, tanto pode ser tema de redação como das próprias questões da prova (diga-se, a propósito, interdisciplinares).
Não pretendo advinhar temas ou questões da prova, mas a tendência para este ano é que questões relacionadas à ética, consumo, meio ambiente e os temas correlatos sustentabilidade, economia verde etc. além do tema energia deverão ser cobrados intensamente.
Fiz uma pesquisa nos chats, portais etc. que comentam o ENEM e pude perceber um certo consenso entre os comentadores em relação ao fato de que nas provas sempre tem caído os seguintes assuntos:
História
- Constituições brasileiras no Brasil República, mas também em temas como cidadania, Sociologia e Filosofia
- História e Cultura Afro-brasileira, especialmente no
século XIX
- História das Sociedades Indígenas
- História do Brasil relacionada aos movimentos artísticos
- Era Vargas
- Idade Contemporânea: as guerras mundiais, o período entre guerras e a Guerra Fria
Geografia
- Questões ambientais (desmatamento, ocupação desordenada e degradação dos ecossistemas)
- Formas de produção de alimentos e suas consequências
- A produção mundial de energia
- A revolução tecnológica e suas consequências no mercado de trabalho
e no cotidiano
- Questões demográficas
- Entrada do Brasil no mercado de petróleo
- Geografia física
Biologia
- Impactos ambientais e poluição ambiental (aquecimento global, lixões e aterros, desmatamentos, eutrofização, ilhas de calor, camada de ozônio, chuvas ácidas e metais pesados)
- Energia (petróleo, usinas hidrelétricas, biocombustíveis, energia nuclear)
- Viroses (Aids, dengue, gripe)
- Problemas de saúde e doenças
- Poluição e formas de prevenção ou mitigação do problema
Química
- Química ambiental (chuva ácida, efeito estufa, camada de ozônio, reciclagem, reaproveitamento energético, tratamentos de água e de solos)
- Cálculos envolvendo reações químicas
- Conversões de energia
- Reconhecimento de funções orgânicas
- Radioatividade
- Análise Imediata
- Termoquímica
- Soluções
- Química descritiva (poluição ambiental, processos químicos industriais)
Matemática
- Geometria (áreas das principais figuras e volumes dos sólidos)
- Ordem de grandeza
- Funções do 1° e 2° graus, exponencial e logaritmo envolvendo problemas de aplicação
- Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
- Regra de três, juros simples e porcentagem
- Noções de probabilidade e de estatística
- Problemas de 1° e 2° grau e de escalas
- Interpretação de gráficos e tabelas
Física
- Potência
- Fontes de energia
- Conversão e conservação da energia
- Equação fundamental da ondulatória
- Pressão hidrostática
- Calor e seus fenômenos (trocas de calor, propagação de calor, influência
da pressão nas mudanças de fases)
- Efeito Joule (chuveiro elétrico)
- Transformação de energia: Joule para kwh
- Brilho em lâmpadas
Linguagem
- Compreensão textual (gráficos, charges, tiras, anúncios, infográficos, canções, poemas e passagens de obras literárias)
- Gêneros textuais
- Variações linguísticas, incluindo o emprego da variedade padrão
- Funções da linguagem
- Movimentos literários
- Figuras de linguagem, recursos estilísticos ou aspectos do texto literário aparecem diluídos em questões de interpretação de texto
Evidentemente, devo dizer aos alunos que isso são apenas projeções. Não existem listas de assuntos tal como nos vestibulares das universidades. Bom mesmo é ficar por dentro das competências e habilidades exigidas na prova e a partir delas montar um programa de estudo. Isso é tema para nossas próximas postagens.
.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.