Pular para o conteúdo principal

Um deputado de Santa Luzia: muitos nomes e muitos desafios




Vi esta semana uma postagem sobre o anseio de algumas pessoas em ter um deputado natural de Santa Luzia ou do Vale do Sabugi. Vou dizer o que eu penso sobre a questão: é necessário que tenhamos, da nossa região, um deputado estadual e temos muitos nomes, porém, há muitas dificuldades que precisam ser superadas.

Se estudarmos o caso veremos que Santa Luzia dispõe de muitos nomes, pessoas muito boas, que se destacam em suas profissões, na família, mas que, no cenário político, talvez não consigam mobilizar a força e os votos necessários para dar ao Vale a possibilidade de ter um representante. Os quase 30 mil votos do Vale não bastam para eleger alguém, porém, contar com a maioria deles é fundamental para aumentar as chances.

Vou citar alguns nomes que, é bom advertir, não falaram sobre esta questão e eu nunca entrei em contato pessoalmente para perguntar sobre o assunto. Eu estou apenas conjecturando o que poderia ser o xadrez político de 2014.

Chicão é o primeiro a ser cotado. O líder do PMDB local, tem carisma, autoridade e legitimidade para ser candidato, mas teria que se afastar de Hugo Motta e Nabor - propenso candidato do clã Motta para Assembléia. Além disso, a família não demonstra simpatia com a volta de Chicão às disputas eleitorais dados os problemas de saúde recentes.

Dr. Heudinho é um dos mais carismáticos da nova geração. Tem uma vasta rede de relações na capital e no auto sertão. Sua atuação na capital é muito forte e muitos santaluziense vão ao seu encontro lá. A sua desistência de ser candidato a prefeito em 2008 ainda não foi compreendida e esquecida. Tem muitas perguntas que ele precisa responder... Ainda assim é querido na cidade.

Bivar Duda, liderança sindical que teve três mandatos de vereador, foi o candidato a deputado estadual mais votado em Santa Luzia em 2010 batendo Francisca Motta e Assis Quintans que tinham como cabos eleitorais  Chicão, Jackson e Dr. Heudinho, de um lado, e Ademir Morais do outro. O problema está no abandono do diretório municipal pelo diretório estadual que tem priorizado João Pessoa. Estando sem mandato piora ainda mais a situação. No PT de Santa Luzia outros nomes, que poderiam ser candidatos, estão dispersos ou desinteressados da questão.

Noutro extremo, está Ademir Morais, que já disse que não será candidato. Ele já foi deputado e, depois de um mandato acima da média de seus mandatos anteriores, em 2013 luta para alavancar seu último mandato de prefeito que já começou com falhas e engessado.

Efraim Morais (o pai) que está sem mandato é do Vale do Sabugi, mas a vaidade não lhe permite retroceder mais do que já retrocedeu e, por isso, deve figurar como vice governador ou mesmo senado. Há quem diga que ele sairá pra estadual, mas não é o que parece.

Dr. Galileu, que já foi candidato, é cotado para ir novamente para disputa. Em 2010 não teve palanque para subir aqui no Vale, entretanto, é jovem, ocupa função importante na saúde pública do maior hospital de João Pessoa e está trazendo sua família novamente para política.


Demazinho foi candidato em 2010, mas a votação obtida foi inferior ao que anunciava na mídia. Além disso, acaba de sair de uma derrota nas eleições municipais de 2012 em Várzea. Perdeu o cargo no governo Ricardo Coutinho.

Dr. Chagas, figura muito carismática de São Mamede, poderia emplacar. Entretanto, sua maior luta tem sido se justificar de inúmeras acusações e conter o crescimento da oposição em seu município.

Há quem diga que Joácio Morais e seu filho dr. Neto estão voltando à cena partidária este último já instalado em Santa Luzia. Poderá se filiar ao DEM de Santa Luzia e ser candidato. Não sabemos...

Entendam, aqueles que foram citados, que não apontei defeitos, mas apenas desafios que precisam ser vencidos para o sucesso. Queremos muito um nome de Santa Luzia na Assembléia, que não seja somente para constar nos anais da história, mas que seja um lutador em favor do nosso povo. Eu queria, para encerrar, que algum chegasse lá e fosse atuante para que eu pudesse escrever no blog que eu estava errado. Quem será o autor da proeza?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua bisavó foi pega a dente de cachorro? Presença indígena na história de Santa Luzia

Rommeryto em aula de Campo na Cacimba da Velha Não foi de poucas pessoas que ouvi a expressão: “minha bisavó foi pega a dente de cachorro”. Se trata de mais uma das características que fazem parte da memória coletiva ou do imaginário do povo de Santa Luzia. Essa expressão, assim como palavras como Yayu, Tapuio, Quipauá são evidências de um passado marcado pela existência de nações indígenas no território que hoje é o nosso município. O historiador santaluziense Rommeryto Augusto fez um brilhante estudo que teve como objetivo: “identificar a ocorrência de povoamento indígena na região conhecida como Vale do Sabugy no período do pós-contato (séculos XVII e XVIII), e sua participação na história e na sociedade destas terras cortadas pelos rios Sabugy e Capauá após a interiorização da colonização” (MORAIS, 2011:9). Segundo o autor, a inquietação sobre a existência de povos indígenas em Santa Luzia vem desde a sua infância e perpassou o tempo tornando-se o objeto de seu trabalho

Saída de padre Alex de Santa Luzia repercute nas redes sociais

Centenas de atividades nas redes sociais sobre a saída do Padre Alex Alexandre da Costa Cabral da paróquia de Santa Luzia foram registradas nesta sexta feira (02). Durante missa celebrada  na manhã de hoje o padre tornou evidente a sua saída de Santa Luzia. Durante a homilia o padre fez diversas referências às mudanças que passamos durante a vida e as esperanças que devemos ter diante das situações de desespero, de dor. "Se tirarem os sonhos e os ideais o que restará ao homem?" Questionou o padre ao falar sobre as atitudes que devemos tomar diante das atribulações da vida. Ele fez prestação de contas dos mais de R$ 92.000,00 aplicados na compra das estruturas para as três novas igrejas e anunciou a aquisição também de estruturas para construção de um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja do Rosário. "Tudo está pago. Não estamos devendo a ninguém. Estou feliz e de consciência tranquila" destacou o padre ao falar sobre o projeto uma igreja em cad

Monólogo do Açude Novo

Construção do Açude de Santa Luzia PB  Mário Ferreira, figura muito importante que guarda a memória dos grandes momentos de Santa Luzia, compartilhou um texto que ele encontrou com o título de Monólogo do Açude Novo de autor não identificado, mas que foi escrito aos 50 anos de construção do manancial. Trata-se de um texto antigo, mas importante e que agora faremos conhecer : "Sou o velho Açude Novo. Filho do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), que é filho de José Américo de Almeida. Filho de planejamento; porque filho mesmo eu sou do sertanejo e da natureza que, num jogo de amor estranho, me deram origem. Aqui, a natureza arrependida de castigar o sertanejo, confabulou com ele num idílio comovente que chorava. E nas lágrimas, vertidas na forma de suor humano, surgiram as primeiras células do conteúdo líquido que é o meu ser. E essas lágrimas tépidas, caídas à custa de trabalho pesado, tocaram o céu que se enterneceu e lavou as encostas da Borborema.