Pular para o conteúdo principal

10 anos sem a ARUANDA FM

No final de dezembro de 1999 entrava no ar em Santa Luzia pela frequência de 99,1 a rádio comunitária ARUANDA FM. Administrada por uma Associação comunitária, incialmente dirigida pela dra. Noraide,  a rádio nasce graças ao esforço de muitas lideranças do movimento popular entre as quais  o Pe. João Saturnino de Oliveira, Bivar Duda, Edimar José, Fernando Alves, Irmã Terezinha, Luzia Costa, Armando Virgulino, Joana Darc Monteiro, Vitória Monteiro, entre outros.

A Arudanda FM na época bate picos de audiência altíssimos superando, inclusive, a rádio comercial já existente na cidade. A programação começava às 6h da manhã e finalizava às 22h. O dia começava com programa apresentado pelo Pe. João e o Pe. Sílvio, depois vinha Chiquinho Paz e o forrozão da Aruanda, depois vinha Henrique Melo tomando conta da manhã. Programas esportivos, MPB e o clube do Rei marcavam a hora do almoço e, às 14h00, começava o Clube do Brega com Onofre Alves. Às 16h Forrozão da Aruanda 2ª Edição, às 17h00 Show de Viola com Onofre Alves, Xexéu da Borborema e Manoel Pereira e às 18h00 o maior programa em audiência da rádio: FREQUENCIA LIVRE. O programa jornalístico era apresentado por Bivar Duda e Janaína Patrícia e trazia notícias sobre a cidade e o vale do Sabugy. Muitas polêmicas foram levantadas nesse programa, mas  a população aprovava e, muitas vezes, eu saía de casa para a Escola Normal (que também se acabou!) ouvindo os rádios das casas sintonizados na "Namoradinha da cidade" como era chamada a rádio. Após a voz do Brasil, Fernando Alves chegava com o programa Show da Noite que encerrava a programação.

Aos fins de semana, diversas igrejas e entidades sociais como o AA tinham o espaço para apresentarem seus programas. A juventude curtia bastante nas tardes de Sábado Nerinho de Souza e no domingo Etinho de Souza. Nas noites de sábado havia, inclusive, programas de música ao vivo que traziam artistas locais como Urano Fernandes, Alan e Luan (na época), Pitonho, Edjan, artistas da famosa geração das serestas nas noites santaluzienses.  A Aruanda prestou muitos serviços à população informando-a, trazendo entretenimento e muita utilidade pública. Muitas pessoas fizeram doações de cds e materiais para manter a rádio funcionando.

A Aruanda foi líder em audiência na transmissão do São João de Santa Luzia e das exposições culturais realizadas nas escolas. A rádio chegou a transmitir programas direto da Escola Normal. A rádio não fazia comercial, mas lia ao vivo os apoios recebidos das empresas locais. Revelou talendos como Cadu Oliveira, Henrique Melo e a Jornalista Janaína Patrícia. Foi a primeira FM a transmitir programa de violeiros.

Todo trabalho era coordenado pela seguinte direção: Diretor Geral: Bivar Duda; Diretor de Jornalismo: Edimar José; Diretor de Apoio Cultural José Ademar; Comitê de Ética: Irmã Terezinha.


O FIM DA ARUANDA FM

No início do ano de 2001 a emissora é retirada do AR, misteriosamente, pela Polícia Federal sob a alegação de que a rádio tinha vínculo religioso. Atualmente, a Associação que administrava a rádio está em atividade e os equipamentos estão guardados em sua sede. A antena da rádio continua instalada no local onde funcionava que é no prédio do antigo SENAI onde funcionou a escola de enfermagem próxima à sede nova do YAYU CLUBE.

Comentários

  1. Pois bem meu amigo Zé...

    Eu sempre achei muito bonito quando ouço alguém complementar o nome da nossa cidade enaltecendo-a como: "Santa Luzia, a Veneza Paraibana". Que coisa desmesuradamente linda, que atitude memorável, que expressão nobre, quanto romantismo vem embriagar-nos ao inserir-nos neste contexto que somente poderíamos encontrar na nossa Nobreza Sertaneja.
    Sinceramente, meu caro Zé, eu lhe confesso que eu faço um esforço descomunal para lembrar-me de Santa Luzia como a Veneza Paraibana que tanto ouvimos falar, pois quando penso, inevitavelmente, me vem à lembrança, não este, mas outro apelido, não tão grandioso, mas que representa bem melhor a realidade da nossa cidade, e olhe que desde os bons tempos de outrora até estes nossos dias.
    Não se admire com tal crítica meu amigo, mas eu creio a nossa cidade está mais para: “Santa Luzia, a cidade do já teve” do que para: “Santa Luzia, a Veneza Paraibana”.
    Que levantemos a cabeça e que não nos envergonhemos com tal nome, pois bem sabemos que a culpa não vem a ser da nossa bela cidade e sim, de determinada força que paira sobre nossas cabeças; que acinzenta o nosso céu belíssimo tirando todas as suas cores, mesmo durante o dia; que nos mantém muito bem presos a cabrestos e grilhões sem nos dar sequer uma oportunidadezinha de nada; que nos alimenta com as migalhas e com o sobejo dos seus pratos sempre, sempre e sempre tão fartos.
    Aqui me despeço citando mais alguns nomes que engrandecem do hall do “já teve” em nossa cidade. Já teve a Caixa Econômica Federal, já teve o Banco Bradesco, já teve o SENAI, já teve a Escola Normal (como você mesmo cita), já teve o antigo Cinema, já teve a SAMBRA. Se já teve tanta coisa boa não nos admiremos que também já tenha tido a ARUANDA FM e mais, não nos admiremos que muitas outras coisas que temos atualmente, num futuro próximo, possam vir a entrar na lista no famoso “já teve”.

    Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Chiquinho da Rua de Baixo6 de setembro de 2011 às 15:07

    Todo mundo sabe como, ou quem tirou a Aruanda do ar! Velha lei da mordaça santaluziense. Até quando isso vai durar?!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa, uma rádio tão boa e foi fechada. Que pena... =(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Sua bisavó foi pega a dente de cachorro? Presença indígena na história de Santa Luzia

Rommeryto em aula de Campo na Cacimba da Velha Não foi de poucas pessoas que ouvi a expressão: “minha bisavó foi pega a dente de cachorro”. Se trata de mais uma das características que fazem parte da memória coletiva ou do imaginário do povo de Santa Luzia. Essa expressão, assim como palavras como Yayu, Tapuio, Quipauá são evidências de um passado marcado pela existência de nações indígenas no território que hoje é o nosso município. O historiador santaluziense Rommeryto Augusto fez um brilhante estudo que teve como objetivo: “identificar a ocorrência de povoamento indígena na região conhecida como Vale do Sabugy no período do pós-contato (séculos XVII e XVIII), e sua participação na história e na sociedade destas terras cortadas pelos rios Sabugy e Capauá após a interiorização da colonização” (MORAIS, 2011:9). Segundo o autor, a inquietação sobre a existência de povos indígenas em Santa Luzia vem desde a sua infância e perpassou o tempo tornando-se o objeto de seu trabalho

Saída de padre Alex de Santa Luzia repercute nas redes sociais

Centenas de atividades nas redes sociais sobre a saída do Padre Alex Alexandre da Costa Cabral da paróquia de Santa Luzia foram registradas nesta sexta feira (02). Durante missa celebrada  na manhã de hoje o padre tornou evidente a sua saída de Santa Luzia. Durante a homilia o padre fez diversas referências às mudanças que passamos durante a vida e as esperanças que devemos ter diante das situações de desespero, de dor. "Se tirarem os sonhos e os ideais o que restará ao homem?" Questionou o padre ao falar sobre as atitudes que devemos tomar diante das atribulações da vida. Ele fez prestação de contas dos mais de R$ 92.000,00 aplicados na compra das estruturas para as três novas igrejas e anunciou a aquisição também de estruturas para construção de um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja do Rosário. "Tudo está pago. Não estamos devendo a ninguém. Estou feliz e de consciência tranquila" destacou o padre ao falar sobre o projeto uma igreja em cad

Monólogo do Açude Novo

Construção do Açude de Santa Luzia PB  Mário Ferreira, figura muito importante que guarda a memória dos grandes momentos de Santa Luzia, compartilhou um texto que ele encontrou com o título de Monólogo do Açude Novo de autor não identificado, mas que foi escrito aos 50 anos de construção do manancial. Trata-se de um texto antigo, mas importante e que agora faremos conhecer : "Sou o velho Açude Novo. Filho do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), que é filho de José Américo de Almeida. Filho de planejamento; porque filho mesmo eu sou do sertanejo e da natureza que, num jogo de amor estranho, me deram origem. Aqui, a natureza arrependida de castigar o sertanejo, confabulou com ele num idílio comovente que chorava. E nas lágrimas, vertidas na forma de suor humano, surgiram as primeiras células do conteúdo líquido que é o meu ser. E essas lágrimas tépidas, caídas à custa de trabalho pesado, tocaram o céu que se enterneceu e lavou as encostas da Borborema.