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Prepare-se para o ENEM - parte 1: Redação


Quais os temas mais abordados ao longo de todos os exames, qual a característica da redação entre outras questões são temas que discutiremos neste artigo.


Não sou professor de redação! Acontece que a Sociologia nos oferece uma excelente ocasião para olharmos de perto como estão pensando e escrevendo os nossos alunos. Aliás, são três habilidades fundamentais à Sociologia: ler, interpretar e expressar. Por essa razão queremos fazer algumas provocações quanto ao modo como nossos alunos estão se preparando para o ENEM 2011. Começemos pela redação tendo em vista que sua importância tem sido cada vez maior na classificação e que para desenvolvê-la bem os alunos têm que treinar bastante. A redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Dentre as competências da redação do ENEM espera-se que o aluno compreenda a proposta de redação e aplique conceitos das várias áreas de conhecimento (Sociologia também!) para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, espera-se que o aluno pense uma proposta de solução para o problema abordado de modo que  mostre respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

TEMAS QUE JÁ FORAM ABORDADOS EM PROVAS ANTERIORES
Fiz uma rápida pesquisa e trago aqui os temas das redações ao longo de pouco mais de uma década. Percebam que na maioria dos anos esteve presente a questão ambiental, energética e a consciência política..Os temas foram os seguintes:


  •  1998 - cidadania e economia;
  • 1999 - Energia e meio ambiente 
  • 2000 - Transformação de energia e água 
  • 2001 -  Preservação ambiental 
  • 2002 - Consciência política e ambiental
  • 2003 - Violência urbana e ambiental (essa eu fiz,e estava no 3º Ano)
  • 2004 - A importância da informação e da liberdade de expressão
  • 2005 - Exploração humana e ambiental
  • 2006 - Importância da compreensão textual e energia 
  • 2007 - Discussão das diferenças (diversidade) e energia alternativa
  • 2008 - preservação da Floresta Amazônica
  • 2009 - O indivíduo frente à ética nacional
  • 2010 - O trabalho para construção da dignidade humana
Os temas estão muito relacionados ao nosso cotidiano e exigem, portanto, atenção dos alunos quanto à leitura de jornais, revistas, mas exige também que o aluno pare um pouco para pensar como ele se posiciona em relação a tais questões. Dos temas que estão relacionados na lista, diria que há uma tendência a se retomarem discussões como a de 2001, 2003, 2007 e 2008. Não que os enunciados sejam repetidos, mas estas questões continuam atuais e não resolvidas exigindo de nós esforços para refletir sobre uma saída para crise ambiental, para crise política e ética e para questão da violência que vem adquirindo diferentes formas de manifestação inclusive no interior de nossas escolas, na maioria das vezes associadas às drogas..

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