Quais os temas mais abordados ao longo de todos os exames, qual a característica da redação entre outras questões são temas que discutiremos neste artigo.
Não sou professor de redação! Acontece que a Sociologia nos oferece uma excelente ocasião para olharmos de perto como estão pensando e escrevendo os nossos alunos. Aliás, são três habilidades fundamentais à Sociologia: ler, interpretar e expressar. Por essa razão queremos fazer algumas provocações quanto ao modo como nossos alunos estão se preparando para o ENEM 2011. Começemos pela redação tendo em vista que sua importância tem sido cada vez maior na classificação e que para desenvolvê-la bem os alunos têm que treinar bastante. A redação
deve ser estruturada na forma de texto em prosa do
tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um
tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Dentre as competências da redação do ENEM espera-se que o aluno compreenda a proposta de redação e aplique
conceitos das várias áreas de conhecimento
(Sociologia também!) para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, espera-se que o aluno pense uma proposta de solução para o problema
abordado de modo que mostre respeito aos valores humanos e considerando
a diversidade sociocultural.
TEMAS QUE JÁ FORAM ABORDADOS EM PROVAS ANTERIORES
Fiz uma rápida pesquisa e trago aqui os temas das redações ao longo de pouco mais de uma década. Percebam que na maioria dos anos esteve presente a questão ambiental, energética e a consciência política..Os temas foram os seguintes:
- 1998 - cidadania e economia;
- 1999 - Energia e meio ambiente
- 2000 - Transformação de energia e água
- 2001 - Preservação ambiental
- 2002 - Consciência política e ambiental
- 2003 - Violência urbana e ambiental (essa eu fiz,e estava no 3º Ano)
- 2004 - A importância da informação e da liberdade de expressão
- 2005 - Exploração humana e ambiental
- 2006 - Importância da compreensão textual e energia
- 2007 - Discussão das diferenças (diversidade) e energia alternativa
- 2008 - preservação da Floresta Amazônica
- 2009 - O indivíduo frente à ética nacional
- 2010 - O trabalho para construção da dignidade humana
Os temas estão muito relacionados ao nosso cotidiano e exigem, portanto, atenção dos alunos quanto à leitura de jornais, revistas, mas exige também que o aluno pare um pouco para pensar como ele se posiciona em relação a tais questões. Dos temas que estão relacionados na lista, diria que há uma tendência a se retomarem discussões como a de 2001, 2003, 2007 e 2008. Não que os enunciados sejam repetidos, mas estas questões continuam atuais e não resolvidas exigindo de nós esforços para refletir sobre uma saída para crise ambiental, para crise política e ética e para questão da violência que vem adquirindo diferentes formas de manifestação inclusive no interior de nossas escolas, na maioria das vezes associadas às drogas..
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.