Estudantes do curso técnico em mineração da escola E. E. Pe. Jerônimo Lauwen, orientados pelos professores Aderivaldo Nóbrega (Sociólogo) e por Antonio de Pádua Sobrinho (técnico em mineração estagiário da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais do Estado da Paraíba –CDRM) visitaram na última terça feira, 18/09, a casa de Zé Parelhas, um dos antigos garimpeiros no município, tendo como objetivo resgatar a história da exploração mineral sob a forma de garimpo.
Zé Parelhas, garimpeiro há mais de 40 anos, fez um relato de sua trajetória na mineração destacando o desafio da sobrevivência e a força de vontade do garimpeiro. Ele mostrou aos estudantes seu acervo de rochas e minerais, sendo alguns deles amostras de outros países.
O Professor Pádua avaliou como um dia muito enriquecedor tendo em vista que os estudantes conversaram com o garimpeiro fizeram perguntas adquiriram novos conhecimento e saíram tendo outra visão sobre garimpo a relidade vivida por esta categoria.
Para Antonio de Pádua Sobrinho as autoridades governamentais devem investir neste setor e alavancar esta atividade que é realizada a mais de 60 anos na Paraíba e que, segundo ele, é muito rentável tendo grande representatividade na economia .
“As escolas devem trabalhar a história local com seus alunos é necessário que se faça o resgate da história para oportunizar o contato com valores relacionados com sua origem , precisamos resgatar e valorizar este segmento que estava esquecido e esta base histórica é de extrema importância e precisamos estudá-la, além de buscar melhorias para reverte o quadro existente da atividade levando em consideração os fatores socias , ambientais e econômicos e o curso técnico instalado em Santa Luzia é de extrema importância para a região, estará formando profissionais para atuar em um mercado competitivo e em constante transformação em nosso estado , os profissionais que sairão da a E. E. Pe. Jerônimo Lauwen serão absorvidos tanto pelo mercado da região que necessita desses profissionais como por estados vizinhos .”Disse
O curso de mineração tem duas turmas formadas, mas ainda não dispõe de todos os equipamentos instalados e funcionando.
Com Antonio de Pádua. http://sobrinhopicui.blogspot.com.br/2012/09/resgatando-historia-da-mineracao-de.html
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.