Caros leitores do blog, a todos as nossas desculpas pela pouca frequência das nossas postagens. Isso tem relação com a grande quantidade de compromissos que assumimos na escola em que trabalhamos e das diversas outras atividades sociais que relizamos além da vida acadêmica que temos. De toda sorte, fiz uma pesquisa a partir dos dados do TSE sobre o perfil informado pelos candidatos a vereador em Santa Luzia. Este ano se candidataram, ao todo, 36 pessoas e o nosso blog mostra a você como são as principais características dos candidatos.
Chegamos ao percentual mínimo de candidatas, que é 30%. O desafio é fazer com que o gênero feminino realmente tenha espaço para desenvolverem suas propostas e atuarem efetivamente com chances reais de eleição.
Um outro dado interessante é a faixa etária dos candidatos:
Considerando juventude a faixa etária entre 16 e 30 anos praticamente se trata de uma minoria. A faixa etária mais expressiva dos candidatos, como se pode ver na tabela é 41 a 50 anos. A candidata com mais idade tem 71 anos enquanto que o mais jovem tem 22 anos.
Muita gente gosta de saber a escolaridade de seus candidatos. Esta acaba sendo uma informação interessante, embora não seja a escolaridade que garanta a boa qualidade do parlamentar. Sob o meu ponto de vista, boa escolaridade é fundamental para facilitar o processo legislativo, sobretudo, em Santa Luzia que não existe acessoria parlamentar. Vamos à tabela:
Temos percebido que a maioria dos nossos candidatos tem ensino médio completo, entratanto, 16,67 não concluíram esta fase. Quase 10% dos candidatos não tem, sequer, o ensino fundamental completo.
É da profissão que eu retiro um dado controverso: dos nove vereadores atuais sete informaram que a sua profissão é vereador. Não vejo bem vereador como uma profissão, observo muito mais como um cargo eletivo que cumpre a função de representação dos interesses do povo. Acho complicada essa informação.
Por fim apresentemos a declaração do patrimônio dos candidatos. Aqui também existem algumas informações curiosas: dos 36 apenas 20 declararam que possuem patrimônio. Interessante observar que esse patrimônio compreende a casa do candidato, seu carro ou quaisquer outros bens mensuáveis.
Espero que estas informações ajudem um pouco mais o eleitor a decidir o seu voto. O nosso compromisso é alertar para qualidade da representação que nós devemos ter: a função de vereador é importante de mais para se resumir ao usufruto de aventureiros, descompromissados, oportunistas, acomodados etc. Quem pretender se aprofundar e saber quem é quem nestes números basta acessar o site do TSE ou clicando AQUI
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.