quinta-feira, 11 de abril de 2013

Santa Luziense apresenta técnica de combate a desertificação durante conferência da ONU na Alemanha

Está acontecendo, desde o último dia 09 de abril, na cidade de Bonn, na Alemanha, a 2º Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas - UNCCD. O evento, que reune pesquisadores de  192 países membros da ONU, será encerrado no próximo dia 19 de abril e, até lá, dezenas de pesquisas sobre a desertificação serão debatidas entre as quais a do santaluziense Beranger Arnaldo de Araújo. 

Berang  a partir do plantio de “pinhão manso”, árvore da vegetação local.  A técnica foi desenvolvida  a partir da pesquisa que durou 38 meses no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa de Beranger foi orientada pelo também santaluziense dr. José Dantas Neto, que coordena a Pós-Graduação em Recursos Naturais.
er apresenta o seu projeto pioneiro baseado na recuperação de áreas desertificadas

Os conhecimentos produzidos e debatidos neste evento deverão orientar os países a reformularem e implantarem políticas públicas para o enfrentamento do problema da desertificação que vem crescendo no mundo inteiro, inclusive na Paraíba.

Com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio 92, foi definida a necessidade de uma convenção específica para o tema que estabelecesse diretrizes e compromissos para os países.  Um dos principais resultados da Rio 92 foi o início do processo de negociação para a elaboração de três convenções: a Convenção Quadro sobre Mudança Climática, a Convenção sobre Diversidade Biológica e a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países Afetados por Seca Grave e/ou Desertificação, particularmente na África (UNCCD).
 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.