quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alunos do Curso de Técnico de Mineração realizam dia de campo em Várzea PB

Os alunos do 1º ano do curso de Técnico em Mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen, em Santa Luzia, participaram de um dia de campo na Mina do Porção que fica localizada na cidade de Várzea PB. Sob a orientação dos professores Antônio Sobrinho, Dayse Oliveira, Jalles Santos e José Aderivaldo, os alunos percorreram os garimpos de Várzea para observar a realidade da atividade de mineração na região.

Recepcionados pelo gerente da Cooperativa de Várzea e Vereador Carlos Henrique,os alunos conheceram a história da mineração no município e observaram o cotidiano dos trabalhadores que extraem quartzito que é vendido no pólo industrial da própria cidade. Os alunos observaram, na prática, aquilo que aprenderam nas disciplinas de geologia, segurança no trabalho, mineralogia e serviços e equipamentos da mineração.

Depois de observarem o processo de extração mineral, os alunos foram para o pólo industrial da cidade no qual acontece a fabricação blocos de revestimento, argamassa e blocos de concreto. Os alunos visitaram empresas que fabricam argamassa e tijolo ecológico, além de pastilhas de quartzito para revestimento.

Após a atividade os alunos deverão elaborar relatórios que serão discutidos com os professores para consolidar a formação do aluno.

Para o professor José Aderivaldo, que em 2013 assumiu a coordenação do curso, a atividade é uma tentativa de aproximar ainda mais os alunos das questões e desafios da própria região onde está inserido o aluno. Segundo o professor, estas atividades tornam o curso mais interessante e mais comprometido com o desenvolvimento do setor mineral local.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.