terça-feira, 15 de setembro de 2015

Os merecidos parabéns a Luiz Bento

O silêncio perante os dez anos de reconhecimento da extensão urbana da Comunidade Quilombola do Talhado e dos onze do reconhecimento da área rural foi quebrado nesta terça feira com uma "chuva" de parabéns no facebook ao Luiz Bento que se apresentou no Programa Máquina da Fama do SBT ontem.

Escrevo mais este post sobre Nuna para registrar os meus votos de parabéns. Tenho acompanhado e divulgado a carreira dele destacando o lançamento dos seus CD's, sua participação no São João da Campina FM etc.

Parabéns, Nuna! Pelo esforço próprio e com a ajuda de alguns que investiram no seu talento conseguiu levar sua mensagem ao Brasil inteiro. Muito mais que um cover do Luiz Gonzaga, Nuna - peço licença ao conceito classico - é um verdadeiro tenor do sertão que atualiza a obra do velho Lula que cantou muito bem as coisas da nossa terra.

Em meu documentário Nuna disse: "a música vem desde o início"! Imagino a figura do Ciço Bento nas animadas festas daquela comunidade outrora. Mês de maio, São João, Sant'Ana e Natal etc. eram grandes ocasiões de encontro para celebrar a cultura daquele povo. É por essa razão que não se pode pensar a cultura de Santa Luzia sem considerar que uma das forças que a faz pulsar é o povo do Talhado no seu jeito de ser, na sua forma de falar, de escrever, na sua memória etc.

Preciso também desejar muito sucesso aos muitos outros talentos da música típica do Talhado que não se resume a Titico, Santino Braz e Deda, mas a muitos outros que fazem o forró, a cantoria, a embolada de coco; aos muitos outros do Talhado que são professores, assistentes sociais, artesãos e artesãs, cantores, dançarinas; aos tantos outros cujo potencial ainda há de se eclodir e, para isso, precisam de apoio das políticas públicas.

Desejo que a evidência dada ao Talhado neste início de semana, em razão da apresentação de Nuna, seja motivo para refletir a respeito destes onze anos da Comunidade Remanescente de Quilombo Rural do Talhado e dez anos da Comunidade Remanescente de Quilombo Urbano da Serra do Talhado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.