Pular para o conteúdo principal

Retomando o protagonismo petista


Filiados ao Partido dos Trabalhadores em João Pessoa lançam nesta terça-feira, dia 02 de agosto, no Clube das Voluntárias, o Fórum em Defesa da Candidatura Própria do Partido dos Trabalhadores a prefeito da capital. 

Mais que uma atividade partidária rotineira, o evento marca um novo momento da história do partido em nível local, cujo eixo de intervenção indica a retomada do caminho percorrido durante todos os anos 1990 e o início dos anos 2000 em que a estrela brilhava com intensidade, com lideranças pujantes disputando corações e mentes dos cidadãos da urbis Tabajara.

Nos anos 80 o PT e os dois partidos comunistas disputavam, em termos nacionais, a hegemonia no campo da opinião pública progressista, seja na frente social, seja na frente político-eleitoral. Enquanto o PCdob estagnava e o PCB perdia representatividade, o partido liderado por Lula ampliou sua representação, até se tornar a referência do pensamento e do eleitorado que vota na esquerda, em nosso país. E por que isso se deu? Enquanto o PT lançava candidaturas, fazia o contraponto, enfrentava o debate político, social e eleitoral, os outros dois partidos estavam buscando atalhos, incorporando-se ao projeto de outras forças, sem mostrar a cara, sem disputar o poder. Eram times que não entravam em campo. Por isso a pouca torcida!

Na década de 90, resultando da opção pelo protagonismo, vimos o partido só crescer, ocupando cada vez mais espaços, seja nas disputas em nível nacional, seja em nível local. Em João Pessoa mesmo, o PT teve mais de 20% dos votos do eleitorado local nas disputas majoritárias locais em 1992, 1996, 2000 e 2002. Em 1992, chegamos a disputar o segundo turno das eleições para prefeito. Isto significa força, representatividade, inserção social. Em 2002, chegamos a eleger 04 deputados estaduais.

Alguns percalços ocorreram nesta ou naquela disputa, resultantes de erros de estratégia, escolhas de candidatos ou mesmo da soberana decisão popular que não optou por nós naquele momento. Em 2004, nos equivocamos na definição de estratégias e, provavelmente, do nome a encabeçar a disputa, não obtendo bom resultado, erro que já havíamos cometido (em escala menor) em 1996. Em 2008, nenhuma liderança se dispôs a ir ao front, nos obrigando a ter que optar por uma das forças beligerantes locais, o mesmo tendo ocorrido em 2010.
Para 2012, todavia, o cenário é outro. Revigorado em termos nacionais com a vitória de Dilma Roussef, o PT saiu mais forte das urnas locais. Retomamos o terceiro mandato na Assembléia, tivemos o deputado federal e o segundo deputado estadual mais votado na capital. A nossa bancada estadual lidera os debates na Assembléia Legislativa, polarizando projetos e indicando alternativas. E é exatamente desta bancada que nasce um dos mais promissores nomes para a disputa de 2012, o Deputado Luciano Cartaxo.

Oriundo do movimento estudantil da UFPB, vereador por quatro mandatos, ex-vice-governador da Paraíba, parlamentar atuante, Cartaxo se credencia como a melhor opção partidária e demonstra clara disposição para ir à luta, buscando o diálogo interno e podendo atrair apoios externos fundamentais à substância do projeto.
Pelo menos três pesquisas a que tivemos acesso indicam a ampla viabilidade do nome de Cartaxo. Numa delas, sua intenção de voto varia de 12% a 18%, dependendo do cenário. Em qualquer destes, porém, trata-se de um nome competitivo, com grande perspectiva de crescimento, alternativo à “lógica do pastoril” que alguns pensavam estar sendo superada na Paraíba. Na prática, vemos apenas a troca de “contra-mestres” entre os cordões. A dança é a de sempre. 

Ao mesmo tempo, em diversas cidades do estado a ideia da candidatura própria ganha força, a exemplo de Campina Grande, Cabedelo, Conde, Bayeux, Patos, dentre outras.

Portanto, não há notícia melhor no PT local nos últimos tempos que o lançamento do Fórum pela candidatura própria do PT. A Felipéia de Nossa Senhora das Neves a recebe como um ótimo presente de aniversário. 

Partido é para disputar o poder. João Pessoa precisa entrar no século XXI. Não somos mais a cidade cartorial-burocrática-carola do passado. Somos cada vez mais metrópole, cidade complexa, de muitas facetas e contradições. Os cidadãos e as cidadãs da capital merecem muito mais do que a manutenção da lógica do pastoril. Querem propostas, soluções, indicação de caminhos para um futuro melhor, sustentável, que levante a auto-estima, refletindo amor pela cidade.

O PT de João Pessoa não pode se apequenar diante de uma cidade que cresce cada vez mais. A acomodação é má conselheira. Além disso, o exemplo de Lula e Dilma indicam o que podemos fazer por João Pessoa. Se muito constrói pelo Brasil, muito pode fazer pela nossa Frederica.

Nossa cidade merece mais. O PT, protagonista da vida política e social local, pode oferecer um bom caminho para ela, com crescimento econômico, planejamento urbano, inclusão social, forte investimento em políticas de transporte e mobilidade, educação de qualidade e saúde pública para todos, cultura pulsando.

Avante, PT de João Pessoa. Rompe teus grilhões! Não entrega aos outros a caneta que escreve a tua própria história! 

Faz-se protagonista de novo, ousado, crítico, propositivo, combativo, todavia mais dialógico e experiente! O futuro próximo de João Pessoa pode estar em tuas mãos! Não deixa o cavalo passar selado!

* Eder Dantas é professor da Universidade Federal da Paraíba e filiado ao Partido dos Trabalhadores de João Pessoa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua bisavó foi pega a dente de cachorro? Presença indígena na história de Santa Luzia

Rommeryto em aula de Campo na Cacimba da Velha Não foi de poucas pessoas que ouvi a expressão: “minha bisavó foi pega a dente de cachorro”. Se trata de mais uma das características que fazem parte da memória coletiva ou do imaginário do povo de Santa Luzia. Essa expressão, assim como palavras como Yayu, Tapuio, Quipauá são evidências de um passado marcado pela existência de nações indígenas no território que hoje é o nosso município. O historiador santaluziense Rommeryto Augusto fez um brilhante estudo que teve como objetivo: “identificar a ocorrência de povoamento indígena na região conhecida como Vale do Sabugy no período do pós-contato (séculos XVII e XVIII), e sua participação na história e na sociedade destas terras cortadas pelos rios Sabugy e Capauá após a interiorização da colonização” (MORAIS, 2011:9). Segundo o autor, a inquietação sobre a existência de povos indígenas em Santa Luzia vem desde a sua infância e perpassou o tempo tornando-se o objeto de seu trabalho

Saída de padre Alex de Santa Luzia repercute nas redes sociais

Centenas de atividades nas redes sociais sobre a saída do Padre Alex Alexandre da Costa Cabral da paróquia de Santa Luzia foram registradas nesta sexta feira (02). Durante missa celebrada  na manhã de hoje o padre tornou evidente a sua saída de Santa Luzia. Durante a homilia o padre fez diversas referências às mudanças que passamos durante a vida e as esperanças que devemos ter diante das situações de desespero, de dor. "Se tirarem os sonhos e os ideais o que restará ao homem?" Questionou o padre ao falar sobre as atitudes que devemos tomar diante das atribulações da vida. Ele fez prestação de contas dos mais de R$ 92.000,00 aplicados na compra das estruturas para as três novas igrejas e anunciou a aquisição também de estruturas para construção de um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja do Rosário. "Tudo está pago. Não estamos devendo a ninguém. Estou feliz e de consciência tranquila" destacou o padre ao falar sobre o projeto uma igreja em cad

Monólogo do Açude Novo

Construção do Açude de Santa Luzia PB  Mário Ferreira, figura muito importante que guarda a memória dos grandes momentos de Santa Luzia, compartilhou um texto que ele encontrou com o título de Monólogo do Açude Novo de autor não identificado, mas que foi escrito aos 50 anos de construção do manancial. Trata-se de um texto antigo, mas importante e que agora faremos conhecer : "Sou o velho Açude Novo. Filho do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), que é filho de José Américo de Almeida. Filho de planejamento; porque filho mesmo eu sou do sertanejo e da natureza que, num jogo de amor estranho, me deram origem. Aqui, a natureza arrependida de castigar o sertanejo, confabulou com ele num idílio comovente que chorava. E nas lágrimas, vertidas na forma de suor humano, surgiram as primeiras células do conteúdo líquido que é o meu ser. E essas lágrimas tépidas, caídas à custa de trabalho pesado, tocaram o céu que se enterneceu e lavou as encostas da Borborema.