O Partido dos Trabalhadores de Santa Luzia tem trabalhado ferrenhamente na estratégia de montar uma boa chapa de vereadores para disputa proporcional ano que vem. No meu modo de ver, isso não significa que abandonamos a possibilidade de uma candidatura própria à prefeito. O que ocorre é que, tão importante quanto definir um nome para prefeito, é enfrentar o desafio de colocar na câmara novas lideranças que estejam mais ligadas aos movimentos sociais e que estejam mais perto do povo e que o povo possa vê-las em Santa Luzia para cobrar ações.
Os vereadores ainda são tidos como inoperantes ou sem atuação. Isto não é simplesmente porque eles não atuam ou trabalham. Boa parte dos que estão na câmara faz alguma coisa, apresenta um requerimento, um projeto de lei entretanto, falta pessoas com perfil de comunidade. Faltam mais parlamentares capazes de realizar sessões da câmara nos bairros, de apresentar informações sobre os gastos públicos, sobre os projetos que enviam para câmara. Além disso, existe na câmara uma desproporcionalidade na distribuição do poder de modo que, sendo seis vereadores situacionistas contra três é praticamente impossível os parlamentares levantarem certas questões, embora a gestão da câmara seja democrática e aberta.
Por isso, encaro com muita satisfação a notícia veiculada no portal Política do Vale sobre a pré candidatura de Neto da Barra. Ele tem este perfil comunitário que estamos buscando nos nossos quadros e sua maturidade nos anima sobre a qualidade que ele teria como vereador, conforme podemos depreender de seu depoimento ao portal:
"Toda a zona rural está esquecida pela classe política, e por isso vejo
que precisa urgentemente de um líder que a defenda com unhas e
dentes.Sou pré-candidato, porém, não sei se disputarei as eleições do
próximo ano, embora seja o meu sonho, ainda é muito cedo para ter algo
definido.O primeiro passo já foi dado, a minha filiação no PT, agora
estou em busca de aliados de Santa Luzia e a nível de Estado, para que
juntos possamos fortalecer a minha candidatura".
Assim, Neto tem respaldo para candidatar-se e representaria, muito bem, o povo da Zona Rural. Junto com Bivar Duda que, sem dúvida, é responsável, mesmo tendo a função de vereador, pela execução de muitos projetos como eletrificação rural, crédito fundiário, poços etc. Bivar Duda, inquestionavelmente é um dos mais atuantes vereadores e um dos articuladores fundamentais dos projetos para área rural. É uma questão prioritária para o PT em 2012 reeleger Bivar Duda, mas colocar ao seu lado mais um companheiro ou companheira petista para ajudar a fazer um debate de ainda mais qualidade reforçando a bancada que poderá ser opsicionista mas também poderá vir a ser a bancada do governo caso haja uma virada histórica no atual cenário o que, para mim, não é impossível como bradam pelas esquinas. Por isso, sob o meu ponto de vista, que pode ser o não o do partido, na ordem do dia está a formação dos quadros que pretendem disputar a eleição de vereador. Trabalharemos incansavelmente para que em outubro de 2012 o povo santaluziense tenha dois, quiçá três, vereadores petistas eleitos que somados aos companheiros que já estão por lá e que poderão continuar, me refiro à Jackson e Hominho, poderão dar um grande salto.
Como fica a questão de prefeito?
Como disse, esta questão vai entrar na pauta das próximas reuniões. O PT começou a montar suas estratégias a partir do poder legislativo, mas, sem dúvida, o partido vai decidir por candidatura própria ou não. Isto dependerá, em primeiro lugar, daquilo que preferirem seus filiados e, em segundo lugar, de como os partidos historicamente aliados estiverem em termos de nomes. A novidade ou o interessante é contar com o apoio da bancada de deputados e lideranças do PT estadual de modo mais enérgico e intenso numa possível candidaura própria do partido. Teremos, em breve, mais coisas a falar sobre o tema do executivo.
Foto: Política do Vale
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.