Pular para o conteúdo principal

A juventude e a política, a política e a juventude: Santa Luzia em 2012

Os leitores do nosso blog estão nos pedindo para falar sobre os jovens e a eleição do ano que vem. Ao começar a escrever meu comentário sobre essa questão acabo me vendo diante de uma bela reflexão, um tema instigante e um encontro com a própria história do Brasil. A participação da juventude na política foi fundamental ao processo de democratização brasileira. Me refiro à todas as lutas do movimento estudantil ocorridas desde o final da década de 1960 que perpassou duas décadas até que o Brasil torna-se um país democrático não por concessão ou boa vontade, mas por pressão dos movimentos sociais dos quais a juventude tem papel fundamental.

E OS PROVÁVEIS CANDIDATOS JOVENS DE 2012?

Em relação aos nomes prováveis para 2012 eu tenho aqui apenas alguns exemplos de potenciais candidatos(as) ou de pessoas que serão fundamentais ano que vem, mas lembro que não faço advinhação, previsão, pitaco, palpite etc. Em Sociologia usamos muito a expressão "tendências" como algo que pode se confirmar ou não de acordo com as variáveis em jogo. Mas, vamos a algumas possibilidades: Bruna Duda, filha de Bivar Duda que, em uma provável candidatura à prefeito ou vice do pai, tenderia à sair para vereadora; atualmente ela faz parte do PT e atua no setorial de juventude. Edjan Gladstone, que não tem partido político, mas tem um perfil de liderança comunitária, é conselheiro tutelar, faz parte da escola “Fé e Política” entre outros movimentos; Neto da Barra(PT), líder comunitário presidente da Associação rural daquela comunidade, atua no Territórios da Cidadania, nome do PT; Netto Lima(PMDB), foi candidato à vice, fez parte da direção do Hospital Sinhá Carneiro e tem sido cotado como candidato à vereador; Sidney Silva, Conselheiro Tutelar, membro da pastoral da juventude, filho de Armando Virgulino que é do PT; Félix Júnior, professor, articulador da criação do PR em Santa Luzia; Wagner (sem partido) foi candidato à vereador em 2009; Dr. Bruno (PSB) atualmente é dirigente do partido na cidade, é odontólogo, desenvolve um trabalho aberto à comunidade e tem empreendimentos imobiliários na cidade, tem possibildiade de sair a vice ou a vereador; Tibério Morais(DEM) tem possibilidade de sair ou vereador ou vice, atualmente diretor do Hospital Sinhá Carneiro; Otoniel (DEM) sairá para vereador, José Vítor, neto de Creuza Lima, portanto, primo de Netto, só que alinhado ao DEM, rapaz muito educado comentam as pessoas e será candidato à vereador; Joana Darc Monetiro, atualmente presidente do PT de Santa Luzia, provável candidata à vereadora; Carlos Júnior (filho de Carlinhos de “Ciço Maduro”) está cursando Turismo e Hotelaria na UFPB – apesar de ter o pai filiado ao PMDB ainda não tem partido; Jânio Medeiros, atualmente estuda em Mamanguape, fez parte dos movimentos sociais e pastoral da Juventude e mora no bairro Nossa Senhora de Fátima – não tem partido político ainda; Ivo Filho, o nome já diz quem é! Sua prima Luisa Biscoito como ficou conhecida é outro nome ambos terão, sem dúvida participação ano que vem, embora não saiba qual dos dois será candidato, Kildare Gomes, companheiro!, Jornalista, advogado, professor da UFERSA, já foi vereador em Santa Luzia pelo antigo PFL, Nerinho de Souza (PTB), foi candidato à vereador em 2008; Dr. Galileu, nome com possibilidades para prefeito, vereador ou vice.

Bom, claro que esqueci alguns nomes e a estes peço desculpas. Em outro texto prometo ir incluíndo mais nomes à medida em que estes forem se prounciando. Mas, o caro leitor, pode me ajudar e escrever novos nomes no comentário à esse artigo meu. Isso ajuda bastante. Ah, a minha foto como ilustração do artigo é mera coincidência.

GOSTOU DESTE ARTIGO? COMENTE...

Comentários

  1. Meu caro Zé...

    Creio que tenha se esquecido de incluir o seu nome nesta lista de potenciais candidatos ao cenário político de Santa Luzia.
    Infelizmente não guardo boas lembranças quanto à política santa-luziense, no entanto, eu não perco as esperanças de que isto, num futuro breve, possa vir a mudar.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Sua bisavó foi pega a dente de cachorro? Presença indígena na história de Santa Luzia

Rommeryto em aula de Campo na Cacimba da Velha Não foi de poucas pessoas que ouvi a expressão: “minha bisavó foi pega a dente de cachorro”. Se trata de mais uma das características que fazem parte da memória coletiva ou do imaginário do povo de Santa Luzia. Essa expressão, assim como palavras como Yayu, Tapuio, Quipauá são evidências de um passado marcado pela existência de nações indígenas no território que hoje é o nosso município. O historiador santaluziense Rommeryto Augusto fez um brilhante estudo que teve como objetivo: “identificar a ocorrência de povoamento indígena na região conhecida como Vale do Sabugy no período do pós-contato (séculos XVII e XVIII), e sua participação na história e na sociedade destas terras cortadas pelos rios Sabugy e Capauá após a interiorização da colonização” (MORAIS, 2011:9). Segundo o autor, a inquietação sobre a existência de povos indígenas em Santa Luzia vem desde a sua infância e perpassou o tempo tornando-se o objeto de seu trabalho

Saída de padre Alex de Santa Luzia repercute nas redes sociais

Centenas de atividades nas redes sociais sobre a saída do Padre Alex Alexandre da Costa Cabral da paróquia de Santa Luzia foram registradas nesta sexta feira (02). Durante missa celebrada  na manhã de hoje o padre tornou evidente a sua saída de Santa Luzia. Durante a homilia o padre fez diversas referências às mudanças que passamos durante a vida e as esperanças que devemos ter diante das situações de desespero, de dor. "Se tirarem os sonhos e os ideais o que restará ao homem?" Questionou o padre ao falar sobre as atitudes que devemos tomar diante das atribulações da vida. Ele fez prestação de contas dos mais de R$ 92.000,00 aplicados na compra das estruturas para as três novas igrejas e anunciou a aquisição também de estruturas para construção de um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja do Rosário. "Tudo está pago. Não estamos devendo a ninguém. Estou feliz e de consciência tranquila" destacou o padre ao falar sobre o projeto uma igreja em cad

Monólogo do Açude Novo

Construção do Açude de Santa Luzia PB  Mário Ferreira, figura muito importante que guarda a memória dos grandes momentos de Santa Luzia, compartilhou um texto que ele encontrou com o título de Monólogo do Açude Novo de autor não identificado, mas que foi escrito aos 50 anos de construção do manancial. Trata-se de um texto antigo, mas importante e que agora faremos conhecer : "Sou o velho Açude Novo. Filho do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), que é filho de José Américo de Almeida. Filho de planejamento; porque filho mesmo eu sou do sertanejo e da natureza que, num jogo de amor estranho, me deram origem. Aqui, a natureza arrependida de castigar o sertanejo, confabulou com ele num idílio comovente que chorava. E nas lágrimas, vertidas na forma de suor humano, surgiram as primeiras células do conteúdo líquido que é o meu ser. E essas lágrimas tépidas, caídas à custa de trabalho pesado, tocaram o céu que se enterneceu e lavou as encostas da Borborema.