Os Três do Nordeste* |
A frase que representa e resume o São João de nossa querida terra em 2011 é a seguinte: "Santa Luzia - Sã João da paz e da alegria". Indiscutivelmente, os festejos juninos tiveram as características de ser uma festa ordeira e sem nenhuma ocorrência polícial grave e ser uma festa muito animada.
Assim é o São João desde 23 de junho de 1942 quando nasceu essa festa, segundo relatos das pessoas. Pode não ser um São João grande, no sentido de serem muitos dias de festa, mas sem dúvida é uma festa grandiosa do ponto de vista simbólico, da tradição, do reencontro, da memória, da saída do mundo conturbado e cheio de tensões para um momento no qual o mundo se torna menos tenso e mais alegre com o encontro das famílias. Como já escrevi neste blog, o São João de Santa Luzia não se resume aos shows de forró, mas é um momento no qual ocorre o encontro das famílias santaluzienses que trazem para seu regaço amigos, colegas de trabalho, colegas de faculdade etc. para beberem um pouco nessa fonte inesgotável de alegria que é o nosso São João.
Portanto, a alegria do São João está nas pessoas e não nas bandas. Aliás, em 2011 começamos a entender um pouco que a nossa festa tem identidade própria, tem suas marcas que precisam ser mais valorizadas: aqui se dança o autêntico forró pé de serra, tem coco de roda, cavalhada, cantoria, mas tem show também!
Particularmente, fiquei até emocionado com o show de "Os Três do Nordeste" no último dia da festa. Para mim, foi a melhor apresentação dentre os quatro dias porque não somemente fez o povo dançar muito, mas também fez o povo cantar aquelas músicas que são a cara do São João. Parabéns ao nosso conterrâneo Deda que conquistou o seu espaço e o utiliza para engrandecer Santa Luzia. Desejo muito sucesso à ele e que a prefeitura contrate-o desde já para ano que vem. De parabéns também está Pinto do Acordeon que relembrou sucessos que marcaram a festa dos 50 anos de São João, foi muito rico esse momento.
Está na hora de assumirmos o São João como patrimônio de todos nós e de lutarmos pelo reconhecimento desta festa como patrimônio artístico cultural da Paraíba para assim recebermos o devido valor e incentivo das políticas públicas de cultura e de turismo. Os turistas que vieram por aqui este ano devem ter saído com uma imagem positiva dos festejos e, certamente, em 2012 voltarão em maior número porque encontraram aqui o que não existe em Campina Grande, Caruaru e Patos: paz e alegria.
*"Os Três", foto de Ronaldo Magella
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.