Pular para o conteúdo principal

Leitores elegem drogas e desemprego como maiores problemas de Santa Luzia

Dia 24 de novembro estaremos completando um século e quatro décadas de emancipação política. 140 anos para ser mais claro. O blog do José Aderivaldo deseja contribuir para que essa data não seja apenas de espetáculos, mas também de reflexão sobre Santa Luzia, seus problemas e suas perspectivas de futuro.

Realizamos uma enquete em nosso blog e perguntamos aos leitores qual é o maior problema que o município enfrenta hoje. O consumo de drogas com 43,55% e desemprego com 25,81% são indicados como os problemas mais urgentes, confira o gráfico:
Qual é o problema mais grave que Santa Luzia enfrenta atualmente?


A questão do uso das drogas preocupa a maioria das pessoas que acessaram o nosso blog. A confederação nacional dos municípios produziu, recentemente, uma pesquisa com 4.430 municípios na qual 93,9% dos gestores indicaram que existem problemas com drogas em seus municípios, somente 5,8% declararam não haver problemas. Sobre a droga consumida 6,8% indicaram que o crack é a droga predominante, 22,9% indicaram que são outras drogas, e a grande maioria 68,7% indicaram que são ambas as drogas que circulam. 


Sobre Santa Luzia, a pesquisa trouxe informações preocupantes que revelam o perigo que o município corre: estamos entre duas cidades nas quais o consumo é tido como alto (Patos e São Mamede) e uma que é médio (Várzea), logo se há consumo, há tráfico;  ainda não existe COMAD (Conselho Municipal Anti Drogas) órgão que tem a função de coordenar as atividades que envolvem todas as instituições e organismos sociais para realização de ações como prevenção do uso indevido de drogas, ao tratamento, à recuperação e à reinserção social dos indivíduos que apresentem transtornos decorrentes do uso indevido de drogas e, embora a cidade tenha CRAS*  CREAS**,  NASF*** e Conselho Tutelar, as iniciativas ainda são feitas isoladamente por cada uma destas instituições e, portanto, podem não estar tendo a força necessária para enfrentar a questão.Como o observatório não dispõe de um relatório oficial da questão em Santa Luzia  não podemos fazer outra senão supor que o consumo da droga em nossa cidade está elevado dada a localização geográfica e dois outros problemas que nossa enquete mostra: desemprego e falta de apoio à juventude.

 Como não tenho uma pesquisa em mãos devo apenas afirmar que os depoimentos que ouço me causam algumas preocupações: a primeira é que quem estiver esperando as eleições para garantir um empregoterá muita dificuldade de conseguir tendo em vista que no atual momento é impossível se absorver pessoas na prefeitura e no Estado tendo porque o meio para entrar no serviço público é concurso e isso tende a ser cada vez mais uma realidade - o Estado já abriu edital para professor e abrirá para demais futuramente.

Outra questão é a de que o governo de Santa Luzia não me convenceu de que tenha um planejamento e um domínio do crescimento do comércio e das atividades que extraem recursos minerais (rochas, minérios, lama, areia). A preocupação é que  se não houver demanda de consumo que sustente esse cenário de crescimento do comércio é possível que em algum momento ele entre em dificuldades e crise. O capitalismo é assim. Além do mais, a população já sente os impactos da falta de estrutura na Avenida José Américo para dar suporte ao crescimento do comércio. Falta, por fim, uma diversificação das atividades econômicas que dão emprego e renda.

A juventude é a maior vítima e não me estranha que 9,68% considerem esse o maior problema: falta de apoio à juventude. No meu modo de ver, a questão tem três aspectos: falta de profissionalização da juventude o que pode ocorrer através da universidade, mas também de escolas profissionalizantes o que acho que é mais viável para nossa terra. Temos carência, por exemplo, de pintores, eletricistas, pedreiros, marceneiros, enfim, profissionais autônomos que poderiam ter bons salários. É claro que Santa Luzia merece ter uma universidade, no entanto, isso é projeto de médio prazo e temos certas urgências tendo em vista que pelo menos duas gerações estão flutuando na estrutura social de Santa Luzia sem ter nenhuma perspectiva.

Os outros dois aspectos são a falta de espaços para desenvolvimento de atividades esportivas e lazer. Estes espaços de esportes estão muito concentrados e essa má distribuição marginaliza muitos jovens que poderiam estar se dedicando ao esporte e desenvolvendo, quem sabe, um talento. Frei Damião, São Sebastião e São José merecem espaços públicos e abertos para atividades esportivas (não apenas o futebol!). Quanto ao lazer, entendo que não se refere apenas à realização de festa. Atividades culturais tais como festivais de teatro, música, dança, manifestações folclóricas são muito carentes em Santa Luzia. A própria cultura local é ignorada pela falta de espaço e eventos para sua manifestação. Este espaço se limita ao São João e as festas religiosas que geram espaço para algumas manifestações. Fora isso nada.

Saúde, educação e segurança têm razoável aprovação dos leitores do blog pelo que sugere o gráfico. No entanto, a questão da segurança merece cuidado porque temos tido surtos de assaltos, arrombamentos   e, além disso, o consumo de drogas é a porta aberta para criminalidade o que pode afetar nossa liberdade de ir e vir com a integridade física preservada.

Uma última questão que foi a que mais me preocupou de tudo que expus até agora: as pessoas não consideram o meio ambiente um problema. Uma cidade que está em uma região em processo de desertificação avançado, que sobrevive, em parte, de atividades econômicas de extração mineral (cerâmicas e mineração) e vegetal (produção de carvão),além da agricultura, deve sim tomar essa como uma prioridade. Precisamos do meio ambiente para qualidade de vida e para o desenvolvimento.

Na próxima semana novo artigo em que discuto as potencialidades de Santa Luzia e as perspectivas de futuro. Nem tudo são lágrimas...

* (Centro de Referência de Assistência Social)
** (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
 *** (núcleo de apoio à saúde da família)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua bisavó foi pega a dente de cachorro? Presença indígena na história de Santa Luzia

Rommeryto em aula de Campo na Cacimba da Velha Não foi de poucas pessoas que ouvi a expressão: “minha bisavó foi pega a dente de cachorro”. Se trata de mais uma das características que fazem parte da memória coletiva ou do imaginário do povo de Santa Luzia. Essa expressão, assim como palavras como Yayu, Tapuio, Quipauá são evidências de um passado marcado pela existência de nações indígenas no território que hoje é o nosso município. O historiador santaluziense Rommeryto Augusto fez um brilhante estudo que teve como objetivo: “identificar a ocorrência de povoamento indígena na região conhecida como Vale do Sabugy no período do pós-contato (séculos XVII e XVIII), e sua participação na história e na sociedade destas terras cortadas pelos rios Sabugy e Capauá após a interiorização da colonização” (MORAIS, 2011:9). Segundo o autor, a inquietação sobre a existência de povos indígenas em Santa Luzia vem desde a sua infância e perpassou o tempo tornando-se o objeto de seu trabalho

Saída de padre Alex de Santa Luzia repercute nas redes sociais

Centenas de atividades nas redes sociais sobre a saída do Padre Alex Alexandre da Costa Cabral da paróquia de Santa Luzia foram registradas nesta sexta feira (02). Durante missa celebrada  na manhã de hoje o padre tornou evidente a sua saída de Santa Luzia. Durante a homilia o padre fez diversas referências às mudanças que passamos durante a vida e as esperanças que devemos ter diante das situações de desespero, de dor. "Se tirarem os sonhos e os ideais o que restará ao homem?" Questionou o padre ao falar sobre as atitudes que devemos tomar diante das atribulações da vida. Ele fez prestação de contas dos mais de R$ 92.000,00 aplicados na compra das estruturas para as três novas igrejas e anunciou a aquisição também de estruturas para construção de um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja do Rosário. "Tudo está pago. Não estamos devendo a ninguém. Estou feliz e de consciência tranquila" destacou o padre ao falar sobre o projeto uma igreja em cad

Monólogo do Açude Novo

Construção do Açude de Santa Luzia PB  Mário Ferreira, figura muito importante que guarda a memória dos grandes momentos de Santa Luzia, compartilhou um texto que ele encontrou com o título de Monólogo do Açude Novo de autor não identificado, mas que foi escrito aos 50 anos de construção do manancial. Trata-se de um texto antigo, mas importante e que agora faremos conhecer : "Sou o velho Açude Novo. Filho do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), que é filho de José Américo de Almeida. Filho de planejamento; porque filho mesmo eu sou do sertanejo e da natureza que, num jogo de amor estranho, me deram origem. Aqui, a natureza arrependida de castigar o sertanejo, confabulou com ele num idílio comovente que chorava. E nas lágrimas, vertidas na forma de suor humano, surgiram as primeiras células do conteúdo líquido que é o meu ser. E essas lágrimas tépidas, caídas à custa de trabalho pesado, tocaram o céu que se enterneceu e lavou as encostas da Borborema.