O calendário eleitoral de 2012 já foi definido pelo TSE. E, segundo ele, os partidos terão até 5 de julho de 2012 para registrarem suas candidaturas para começarem a campanha a partir do dia 6 de julho, programas eleitorais em agosto e o grande dia em 7 de outubro. Assim, na primeira semana de julho, os santaluzienses poderão amanhecer ouvindo já os carros de som com as músicas de campanha, santinhos, comícios, passeatas etc. Falta praticamente um ano para tudo isto. O que eu me pergunto nesse momento é: quem serão os candidatos? qual será o discurso que trarão para população ano que vem? como será o tom da campanha e será que teremos surpresas? A contagem regressiva começou e não adianta dizerem que tem tempo ainda para discutir.
Acho que ser prefeito e ser vereador são duas coisas muito sérias, seríssimas uma vez que a melhoria das condições de vida passa pelo trabalho dessas autoridades. Se assim o é então a decisão de quem vai comandar Santa Luzia ou de quem vai legislar em nossa terra não deve ser tomada dia 1º de julho. Por mais difícil que seja escolher um nome para representar uma proposta política (veja bem não é só ser candidato, mas representante de um ideal, de um modelo de gestão) é preciso agilidade sem perder o bom senso, a sabedoria e a parcimônia. Não é antecipação de campanha, aliás, isso é crime eleitoral. Mas trata-se de discutir um perfil de um prefeito, um líder de proposta e de ação, pessoa de bem e de serviços prestados que se disponibiliza a dedicar um tempo de sua vida (quatro anos) a cuidar do que é nosso. Tão importante quanto a campanha são as convenções partidárias.
Pois bem, em Santa Luzia há algumas questões que já estão muito avançadas. A tentativa de reeleição do prefeito tomando como vice José Alexandre ou Zezé (PTB) já é algo meio certo. Comenta-se até, que Zézé lançará um de seus filhos como candidato à vereador. Nos partidos de oposição vejo os seguintes cenários possíveis: 1º) Chicão é o candidato; 2º) dr Heudinho é o candidato; 3º) Bivar Duda é o candidato.
Na árvore das possibilidades o cenário está mais ou menos assim:
COMPOSIÇÃO I: Ademir (DEM) X Chicão (PMDB,PT);
COMPOSIÇÃO II: Ademir (DEM) X dr Heudinho (PMDB,PT);
COMPOSIÇÃO III: Ademir (DEM) X Bivar Duda (PT, PMDB);
COMPOSIÇÃO IV: Ademir (DEM) X Chicão (PMDB) X Bivar Duda (PT);
COMPOSIÇÃO V: Ademir (DEM) X dr. Heudinho (PMDB) X Bivar Duda (PT).
Na segunda feira o PT vai realizar reunião da comissão executiva em que será formado o grupo de trabalho para as eleições 2012. A idéia é encaminhar um posicionamento político sobre 2012 para apresentar ainda esse mês no encontro do Partido. Neste encontro o PMDB será convidado para debater os rumos políticos da oposição. Já neste fim de semana ocorre encontro entre Chicão e o vereador Jackson Santos e, nos próximos dias ocorrerá reunião entre Chicão e dr. Heudinho. Os entendimentos entre as tendências internas do PMDB parecem terem avançado.
Só podemos é desejar, enquanto cidadão, que os melhores nomes (melhores não apenas em termos de quantidade de votos, mas no caráter, no compromisso com a coletividade) resolvam se envolver e apresentar propostas sinceramente. Que o melhor ocorra para Santa Luzia, essa terra querida e de todos nós!
Para saber mais sobre o calendário eleitoral de 2012 clique AQUI
Só podemos é desejar, enquanto cidadão, que os melhores nomes (melhores não apenas em termos de quantidade de votos, mas no caráter, no compromisso com a coletividade) resolvam se envolver e apresentar propostas sinceramente. Que o melhor ocorra para Santa Luzia, essa terra querida e de todos nós!
Para saber mais sobre o calendário eleitoral de 2012 clique AQUI
Duvido muito que o PMDB não venha com uma chapa puro sangue, afinal, nunca houve o devido respeito ao Partido dos Trabalhadores.
ResponderExcluirSó deixaram Bivar ser candidato, na eleição extraordinária, porque Ademir, naquela conjuntura, era imbatível.
Podem aguardar: Liberalinos e Nóbregas compondo a Chapa da majoritária.
Quanto ao PT? Mais uma vez será mero figurante. Triste que o partido em Santa Luzia não acompanhe o crescimento nacional e nem tenha coragem de se impor perante o PMDB...