Pular para o conteúdo principal

Mãe de Nathan diz que vida do filho foi abreviada pelos maus tratos do hospital de Trauma


Faleceu esta semana em Campina Grande o menino Nathan, filho de Marinalva e Nivaldo. Nathan era deficiente físico, mas isso não o impedia de ter uma vida de alegria junto aos seus familiares. Convivi com Nathan durante o período em que fui o Diretor da Escola Arlindo Bento e, por estar comovido e indignado com o tratamento que ele recebeu no Hospital de Trauma de Campina reproduzo aqui a carta de sua mãe denunciando a negligência que o menino sofreu. 





Meu nome é Marinalva , sou técnica em enfermagem e moro na cidade de Santa Luzia.Tinha dois filhos ,o primogênito chamava-se Nathan e o segundo Niedson.

Nathan, portador de deficiência, sempre foi muito alegre e apaixonava todos que o conheciam. Há alguns dias adoeceu e foi levado as presas para o hospital local onde recebeu atendimentos medico de urgência e logo transferido para o hospital regional de campina grande, recebeu atendimento de urgência com ajuda de uma amiga que trabalha no local.

Foi levado para uma enfermaria dai começou a nossa luta para ajuda-lo a sobreviver. Foi submetido a exames que desapareceram da sala de enfermagem e com ajuda de uma amiga foi encontrado na sala da coordenadora do hospital que nem se quer medica era. Tal acontecimento veio a adiar a cirurgia de obstrução intestinal (volvo) que só foi realizada as 16:20 do dia 17 de junho.

No entanto o pesadelo começou mesmo quando Nathan foi transferido pra o hospital de traumas de estrutura sofisticada também em campina grande.

No dia 23 as 23hs foi colocado o intracath para a alimentação parenteral, dai começou uns dos problemas, porque tinha alguns profissionais que não sabiam manusear a maquina deixando assim Nathan sem alimentação, por 24hs por falta de prescrição médica e por horas pra não incomodar o pessoal da farmácia, segunda a enfermeira de plantão, arriscando sua vida porque ele precisava dessa alimentação para sobreviver. Outro problema foi a falta de material e pessoal para fazer os curativos chegando a ficar mais de 24hs sem fazer curativos quando na verdade, no início eram necessários três a quatro por dia e já no final precisava de curativos, no mínimo de seis a oito por dia devido a uma fistula aberta e sua pele estar totalmente queimada e sangrando.


Nathan precisou ser levado a UTI devido seu caso ter se agravado após uma convulsão e cuidados mais intensivos. Foi recebido pelo medico de plantão do dia que nesse caso foi atencioso ,no dia seguinte na troca de plantão a senhora que entrou tratou logo de tira-lo alegando que lá ele corria mais riscos de morte do que na enfermaria (MENTIRA!).Tentamos coloca-lo de volta na UTI mas ela não o recebeu. 
 
A tarde ele teve uma piora e não havia sequer um médico para atende-lo porque o medico da urgência recusou-se em atende-lo, pedimos socorro a vários médicos e só as 19hs da noite é que apareceu um médico com um único proposito que era entuba-lo e entubou ERRADO. 
 
Retiram o tubo colocaram no oxigênio,voltaram a entubar novamente a tarde dai então o diretor do hospital após vários pedidos de pessoas amigas passou a acompanhar o caso de perto, quando já não existia possibilidades para ele sobreviver, foi ai que eu desabafei com ele, perguntando “o senhor sabe de quem é a culpa dele estar assim?o senhor sabe que ele tinha ser feito vários curativos por dia e não era feito? e a alimentação? ESPERO QUE NÃO FAÇAM COM O FILHO DE VOCÊS O QUE FIZERAM COM O MEU.E AI,O SENHOR VAI DEVOLVER,MEU FILHO?” eles devolveram morto! Na noite do dia 11 de julho de 2011.Quando se levar um filho para um hospital esperasse que ele seja atendido para que seu sofrimento seja aliviado.Ainda que o caso fosse grave, os maus tratos e a negligencia com que meu filho foi tratado abreviaram sua morte.

Comentários

  1. obrigada por vc publicar e entender o sofrimento do meu filho e espero que isso não aconteça com o filho de ninguém.

    (Marinalva)

    ResponderExcluir
  2. Me solidarizo junto a esta mãe pela perda do seu filho pois, eu o conhecia e realmente era uma criança encantadora e apaixonante,e que DEUS possa confortar toda essa família por tamanha perda.
    E que através desta carta fica o apelo por melhores tratos aos que necessitam de cuidados públicos e aqueles que trabalham em prol da vida tenham o AMOR pelo que faz e não por simples obrigação pois, esta negligência trouxe uma grande perda e consequentemente muita dor e revolta.

    ResponderExcluir
  3. SOU DE CAMPINA GRANDE ...ATUALMENTE MORANDO NO ESTADO DO MATO GROSSO .
    ESTOU MUITO TRISTE QUE UM FATO COMO ESSE VENHA A OCORRER NA MINHA QUERIDA CIDADE ..ESTOU SOLIDARIA A ESSA MÃE, SEI QUE NÃO É FACIL, PERDER UM FILHO, NEM TÃO POUCO DESSA FORMA,ROGO A DEUS POR SUA FAMILIA , QUE ELE DE A NATHAN O DESCANÇO ETERNO , E CONFORTO A PARENTES E AMIGOS .
    LUCIA BARBOSA & FAMILIA

    ResponderExcluir
  4. Sou amiga da família e tive a oportunidade de conhecer essa pessoa maravilhosa que foi NATHAN, posso afirmar com toda veemência que o sofrimento causado até o óbito desse adolescente/menino, teve boa parcela de contribuição de alguns profissionais - médicos e enfermeiros - que fazem o curso de medicina e enfermagem não com o propósito de salvar vidas, mas, com o intuito de obter STATUS SOCIAL. É preocupante,pois as faculdades estão formando um exército de ROBÔS - MÁQUINAS... Seria o caso de repensar uma formação onde o SER HUMANO venha ter a importância devida.
    Deixo aqui a minha solidariedade à família, e quero sempre me indignar com tais negligências, pois lido no meu cotidiano profissional com muitas negligências... não só no campo da saúde, mas em todas as políticas públicas, posso afirmar com conhecimento de causa que há de forma absurda uma negação de DIREITOS SOCIAIS... Isso é para que nós CIDADÃOS possamos refletir o nosso exercício de cidadania... Contudo se faz necessário o apoderamento desses DIREITOS e RESPONSABILIDADES... Enquanto SUJEITOS de DIREITOS que somos. Essa História de NATHAN é apenas mais uma das injustiças que ocorre cotidianamente em nossa sociedade, por esse motivo é relevante ficarmos alerta e lutarmos de forma consciente por nosso DIREITOS.
    Meus PARABÉNS À FAMILIA DE NATHAN, em ESPECIAL a Mãe que teve a coragem de denunciar essa negligência.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Graça Macário, AMIGA e assistente social
    que tive a honra de conhecer no momento mais difícil da minha vida,esta pessoa especial sempre esteve ao meu lado lutando,cobrando um atendimento digno para Nathan.OBRIGADO GRAÇA MACÁRIO,fica aqui a meu carinho e admiração por você ter dedicado parte do seu tempo para ajudar o meu filho.E SE HOUVESSE MAIS GRAÇAS MACÁRIOS POR AI NÃO HAVERIA TANTOS NATHAN ESQUECIDOS EM ENFERMARIAS sem atendimento digno.

    Ass.MARINALVA,mãe de NATHAN.

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor Jesus a Todos independente de Religião.

    Primeiro quero me solidares-ar com está Família em Especial a MÃE e, digo: que nesses quase Quatro Meses da Morte de Nathan, quase nada mudou ou seja, nada Mudou. Pois continua acontecendo Absurdos neste Hospital de Trauma que deveria servir de Referência e, trazer na medida do possível conforto, cura, solução e, não essa(s) tristeza(s). Pacientes que entram nesta Unidade e, tem conhecimentos ainda possa conseguir Atendimento correto, ou seja, com: Negligência, Perícia e, Prudência. Para os Pacientes tidos como Humildes só Restam contar com IMENSA ajuda de DEUS. Para finalizar é uma realidade de um País, em Especial de um estado que Tratam a Política como Time de Futebol, ou seja, como meros TORCEDORES e, não levam a sério. Então por isso que existem os desmandos, os contra-pontos e, não obrigação dos POLÍTICOS em fazer cumprir uma LEI Federal 8.808/90 que diz: "Que a Saúde é um Direito de Todos e, um Dever do Estado". Quando a Cultura da Educação dos Brasileiros não Mudar só tenho a dizer que INFELIZMENTE esse não vai Ser o Primeiro Caso e, também o ultimo. Que DEUS abençoe a Todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Sua bisavó foi pega a dente de cachorro? Presença indígena na história de Santa Luzia

Rommeryto em aula de Campo na Cacimba da Velha Não foi de poucas pessoas que ouvi a expressão: “minha bisavó foi pega a dente de cachorro”. Se trata de mais uma das características que fazem parte da memória coletiva ou do imaginário do povo de Santa Luzia. Essa expressão, assim como palavras como Yayu, Tapuio, Quipauá são evidências de um passado marcado pela existência de nações indígenas no território que hoje é o nosso município. O historiador santaluziense Rommeryto Augusto fez um brilhante estudo que teve como objetivo: “identificar a ocorrência de povoamento indígena na região conhecida como Vale do Sabugy no período do pós-contato (séculos XVII e XVIII), e sua participação na história e na sociedade destas terras cortadas pelos rios Sabugy e Capauá após a interiorização da colonização” (MORAIS, 2011:9). Segundo o autor, a inquietação sobre a existência de povos indígenas em Santa Luzia vem desde a sua infância e perpassou o tempo tornando-se o objeto de seu trabalho

Saída de padre Alex de Santa Luzia repercute nas redes sociais

Centenas de atividades nas redes sociais sobre a saída do Padre Alex Alexandre da Costa Cabral da paróquia de Santa Luzia foram registradas nesta sexta feira (02). Durante missa celebrada  na manhã de hoje o padre tornou evidente a sua saída de Santa Luzia. Durante a homilia o padre fez diversas referências às mudanças que passamos durante a vida e as esperanças que devemos ter diante das situações de desespero, de dor. "Se tirarem os sonhos e os ideais o que restará ao homem?" Questionou o padre ao falar sobre as atitudes que devemos tomar diante das atribulações da vida. Ele fez prestação de contas dos mais de R$ 92.000,00 aplicados na compra das estruturas para as três novas igrejas e anunciou a aquisição também de estruturas para construção de um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja do Rosário. "Tudo está pago. Não estamos devendo a ninguém. Estou feliz e de consciência tranquila" destacou o padre ao falar sobre o projeto uma igreja em cad

Monólogo do Açude Novo

Construção do Açude de Santa Luzia PB  Mário Ferreira, figura muito importante que guarda a memória dos grandes momentos de Santa Luzia, compartilhou um texto que ele encontrou com o título de Monólogo do Açude Novo de autor não identificado, mas que foi escrito aos 50 anos de construção do manancial. Trata-se de um texto antigo, mas importante e que agora faremos conhecer : "Sou o velho Açude Novo. Filho do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), que é filho de José Américo de Almeida. Filho de planejamento; porque filho mesmo eu sou do sertanejo e da natureza que, num jogo de amor estranho, me deram origem. Aqui, a natureza arrependida de castigar o sertanejo, confabulou com ele num idílio comovente que chorava. E nas lágrimas, vertidas na forma de suor humano, surgiram as primeiras células do conteúdo líquido que é o meu ser. E essas lágrimas tépidas, caídas à custa de trabalho pesado, tocaram o céu que se enterneceu e lavou as encostas da Borborema.