Ainda estou tentando digerir uma frase escrita no mural deste blog. A frase foi esta: "FHC é o verdadeiro arquiteto de tudo de bom que aconteceu na area social e econômica". Quem escreveu argumentou que Lula teria tido sorte de "pegar a casa que foi arrumada pelo Tucano que o antecedera". Fernando Henrique Cardoso é um importante Brasileiro: lutou pela democratização do país, escreveu muitos livors (alguns li e gostei muito da teoria), foi professor e, claro, chegou ao mais alto posto desse país. Ele merece respeito e reconhecimento pelo intelectual que é.
Dizer que FHC contribuiu para estabilidade do país através do controle da inflação, dizer que ele foi o "pai do real" que tornou-se uma moeda forte tudo isso é aceitável, razoável, mas dizer que ele foi "arquiteto de tudo de bom que aconteceu na area social e econômica", companheiros, é tão indigesto que preciso vomitar. FHC não foi assim.
O Bolsa escola nasceu no governo FHC, mas em um contexto no qual a rejeição ao presidente estava altíssima e a trajédia eleitoral parecia inevitável. A desigualdade social criada pelo programa NEOLIBERAL do PSDB era tamanha que, mesmo criando o bolsa escola e vale gás, os brasileiros se afundavam em um fosso cada vez mais distante da classe beneficiada pelo governo. Não existiu e nem existe no PSDB qualquer agenda de política pública de desenvolvimento social. O bolsa família de FHC serviu apenas para manter os pobres ainda pobres.
No governo Lula foi mantido o bolsa família, mas apenas o nome, porque o formato do programa mudou porque a idéia era a emancipação social apoiada pelo Estado. Para se ter uma idéia, tomando o contexto de nossa cidade, vejamos: a casa da família que funciona na Pe. Ibiapina, que oferece enxovais, kits disso e daquilo, curso de encanador, pedreiro, cabelereiro etc... todos esses cursos são para beneficiários do bolsa família e, como dizem as próprias reportagens da prefeitura, os beneficiários estão melhorando de vida. O PT nunca cobrou que Ademir falasse em Lula e agora em Dilma, mas pela frase acima, companheiros, preciso dizer estas coisas com todo respeito a quem administra os recursos desses programas em Santa Luzia. E, isto não é tudo, mas o fato é que a agenda social do governo Lula e agora de Dilma não pode ser equiparada à de FHC. A perspectiva é outra totalmente comprometida com aqueles que FHC chamou de "ininpregáveis".
Para encurtar a conversa, gostaria de sugerir alguns links para os leitores aprofundarem o conhecimento sobre a temática que está se levantando. Sugiro inclusive ao autor da frase que motivou este texto a ler para não cometer um erro histórico tamanho. POde falar que o PT é corrupto, é ladrão, e tantas outras que você deve ler na sua revista VEJA e todo lixo jornalístico, mas, por favor, NÃO REPITA A SUA FRASE!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição! Em breve postaremos o seu comentário.