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Qual a verdade sobre a estrada de Várzea?

Alguns blogs noticiaram que a obra de recuperação da estrada de Várzea estava em processo de  licitação. A notícia nos deixou muito feliz. Entretanto, ficamos confusos logo no segundo momento em que, chegou às nossas mãos, o balanço do governo do Estado no qual estavam descritas as obras que foram realizadas, que estavam sendo realizadas e que serão realizadas. Em nenhuma destas etapas a estrada de Várzea, tampouco a de São José do Sabugi, estão incluídas como você mesmo poderá ler mais abaixo. O governo do Estado tem mostrado total desprezo pela região do Vale do Sabugy e, a única obra que está fazendo, que é a reforma do Pe. Jerônimo Lauwen, está sendo realizada com recursos que já tinham sido destinados para este fim em novembro de 2010 quando José Maranhão era o governador. Entre uma estrada que mata gente, causa acidentes e outra que é de barro e que só tem o desconforto de ser de barro, acredito que a prioridade seria o trecho mais perigoso. Mas confira comigo para ver se não errei:



ESTRADAS
Obras integram o programa Caminhos da Paraíba, com previsão de 800 km de recuperação e pavimentação, totalizando R$ 280 milhões em investimentos.

Concluídas
  • Restauração da rodovia PB-325, que ligou Catolé do Rocha a Patu (RN). Com extensão de 18 km, faz parte da divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. A obra teve um custo de R$ 7.867.442,45, do Tesouro Estado.
  • Restauração da PB-057 entre Mamanguape-Araçagi
  • Restauração da PB-087 entre Pilões- Areia.

Em construção – Ordem de Serviço

  • Restauração da PB-306, que liga Matureia a Princesa Isabel
  • Pavimentação da PB-393, que liga Brejo das Freiras a Poço de José de Moura
  • Recuperação da PB- 177, que liga Soledade a Picuí, com uma extensão de 74,5 km
  • Assinatura de ordem de serviço em Cuité – Para obras de drenagem e pavimentação da estrada de acesso ao Campus da UFCG de Cuité e de quatro ruas no município. O total de investimento para as obras é de mais de R$ 646 mil.
  • Pavimentação do trecho Picuí a Frei Martinho, que atualmente é um acesso de barro.
  • Investimento nos dois trechos: R$ 32,5 milhões, sendo R$ 26,4 milhões no trecho Soledade-Picuí e R$ 6,1 milhões, Picuí a Frei Martinho
  • Pavimentação da PB-383, com extensão de 28 quilômetros e que liga as cidades de Sousa e Lastro. O investimento é de R$ 7,5 milhões, já assegurados e liberados pela Corporação Andina de Fomento (CAF).
  • Pavimentação da Rodovia PB-214, no trecho entre Sumé e Congo;
  • Pavimentação da PB-226, que vai ligar a PB-238 a Livramento, com  recursos da ordem R$ 4.006.982,55
  • Restauração da PB-238/228, no trecho que liga a BR 230 a Taperoá, com investimento de R$ 7.382.470,82.
  • Pavimentação da PB-293, que faz a ligação entre Belém do Brejo do Cruz à divisa do RN
  • Restauração da PB-293, unindo as cidades de Brejo do Cruz e Belem do Brejo do Cruz
  • Restauração da PB-073, que liga Belém à divisa do RB
  • Pavimentação da PB-081, que faz a ligação entre Logradouro e a divisa do RN, com de 15 quilômetros de extensão  e investimento no valor de R$ 5.922.849,66
  • Pavimentação da PB-094/082, compreendendo a divida de Pernambuco até as cidades de Natuba e Umbuzeiro.
  • Pavimentação da PB-101, no trecho que vai da entrada da PB-097 ate Matinhas
  • Restauração da PB-177, que liga Soledade a Picuí
  • Pavimentação da PB-364, na entrada da BR 361 e fazendo a ligação entre Aguir e o acesso a Igaracy
  • Pavimentação da PB-373, que liga Itaporanga a São José de Caiana
  • Pavimentação da PB-382, que liga São José de Caiana a Serra Grande
  • Restauração da PB-400, que faz a ligação entre São José de Piranhas a Conceição
  • Pavimentação da PB-342, que liga Coremas a Piancó
  • Pavimentação da PB-358 e 366, ligando São José da Tapada a Coremas
  • Recuperação da PB-063, trecho Mulungu/Alagoinha, com 15,5 quilômetros de extensão e investimento de R$ 4.632.660,73

Obras previstas (a serem iniciadas)
  • Pavimentação da PB-293, no trecho que vai da entrada da BR-230ª Vista Serrana
  • Pavimentação da PB-048, que liga Pilar a Juripiranga
  • Pavimentação da PB-051, ligando as cidades de Mari, Caldas Brandão e Cajá
  • Pavimentação da PB-196, no trecho que vai da entrada da BR-104 até Riacho de Santo Antônio
  • Pavimentação da PB-337, no trecho que vai da entrada da PB-325 até Lago

O espaço para o debate está aberto.

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