Pular para o conteúdo principal

2012 já começou politicamente falando

Esse fim de semana quatro portais de notícias da PB trouxeram manchetes do tipo: "anteciparam 2012", "partidos antecipam corrida eleitoral", "antecipação de 2012". Todas as notícias fizeram referência ao fato de que já há cidades em que se tem os candidatos definidos. Uma quase campanha eleitoral extemporânea (que é crime eleitoral inclusive)com destaque para Manoel Júnior em João pessoa que só falta chorar para ser o candidato... e olhe que o TSE não tem ainda,sequer, o calendário eleitoral definido no que se refere à período de convenções, início da campanha, etc. O nosso blog faz a perguta: Mas por que tanta pressa?

"A coisa não tá boa pra político não"... dizem os velhos do café Aurora em Campina Grande, por onde passo toda semana. Eles fazem referência ao descrédito dado aos políticos, sobretudo, àqueles que fazem política só de quatro e quatro anos no tempo da eleição. Estes têm reprovação do povo. Por essa razão, os partidos estão começando a trabalhar mais cedo a fim de que possam encontrar uma saída à sua crise. Por outro lado, está em curso um processo amplo de redefinição da vida partidária no Brasil: período de de filiações e transferências entre partidos, além disso, as definições sobre fidelidade partidária, a criação de novos partidos e a fusão são todos acontecimentos que estão ocorrendo gerando muitas expectativas entre a classe política.

COMO ESTÁ O VALE DO SABUGI?

Nossa querida terra não é diferente. Blogs têm destacado que as conversas andam muito avançadas. O blog Política do Vale do Sabugi, coloca que em São José a questão está praticamente fechada entre nomes como: do lado do líder Manoelzinho estaria a candidata Nellis, prefeita atual da cidade; na oposição Ayrton Miguel.Ayrton,diferentemente de Nellis,contará com o apoio de muitos aliados como,o Vereador Tantico,o Ex-Vice Prefeito Antonio Miguel,a própria família de Derci e o Deputado Estadual Lindolfo Pires (DEM).

O blog ainda divulgou a existência de um pário pesado em Várzea entre Galego e Demarzinho. O site Sertão 1 divulgou nesta segunda a notícia de que o presidente do PMDB de Várzea, apoiado pelos deputados Hugo e Francisca Motta, será candidato ano que vem. Em São Mamede, o PT já anunciou que terá candidato próprio enquanto que dr. Chagas anda afirmando que não será mais candidato. Em Junco do Seridó, mesmo desgastado e com índice de reprovação meio alto, Branco pretende ser candidato a reeleição muito provavelmente contra o Dr. Paulo que é genro de Dr. Zé Antônio.

E SANTA LUZIA?

DR. Ademir Morais é candidatíssimo. Apesar de ter dito na última campanha, em 2008, que iria se aposentar da vida política, vai contrariar o que disse e para, para bom entendedor, já tem uma postura de candidato. Intensificou a mídia em seu favor, está mais presente na cidade, trouxe a esposa para ser secretária e matriculou o filho em uma escola da cidade...

No campo da oposição o xadrez ainda não está resolvido: Chicão, nome da última campanha, já afirmava em 2008 que seria candidato em 2012 e parece estar confirmando sua intensão pelas várias conversas e visitas que tem feito na cidade. Mas, em público, tem afirmado que quer ser o candidato do consenso e que, portanto, se houver outros nomes que queiram sair candidatos ele está aberto ao diálogo. Entre estes nomes estão os seus colegas de Partido Dr. Heudinho, o vereador Jackson Santos e Dra. Hianna. Além desses, ainda existe, no PT, Bivar Duda vereador que tem se destacado na liderança da oposição na câmara. Bivar, na última campanha de deputado Estadual foi o mais votado da cidade topando nomes antigos da política a exemplo de Assis Quintans e Francisca Motta que eram campeões de voto e, além destes, Dr. Galileu, Gilvan Freire, Demzinho e dra. Tatiana eram nomes de Santa Luzia que disputavam uma vaga.

Nas reuniões da executiva do PT o que se tem discutido é qual o perfil que deve ter o próximo prefeito, sem citar nomes a idéia é fazer pensar o que queremos para Santa Luzia a partir da eleição de um novo prefeito. O PT, que além de Bivar Duda tem Dra. Rosa, Dr. Telésforo, Joana Darc Monteiro e José Ademar (Zé Bá) como potenciais nomes para candidatura, não tem uma resposta sobre o assunto. O PMDB, por enquanto, também não. Até quando esperará a oposição para apresentar o seu candidato?

NOSSA OPINIÃO

Considero interessante começar a refletir sobre o perfil do próximo prefeito. Decididamente, não podemos continuar empurrando determinados problemas: as questões ambientais que envolve não só o esgoto no açude, mas a devastação que as cerâmicas e mineradoras proporcionam, o lixão ainda não foi resolvido e não parece ser nesse restante de mandato, além disso, a problemática do desemprego, da falta de perspectiva para os jovens e a questão das drogas e violência ainda são graves desafios e necessidades urgentes.

Será que o Prefeito Ademir Morais tem condições para tocar em frente essas questões e realmente enfrentá-las? O prefeito parece ter adotado a estratégia de lamentar-se da falta de recursos e não se mexe para encontrar alternativas. Por outro lado, a oposição dispõe de alguém que tenha segurança para enfrentar os problemas mencionados? A oposição está preparada para administrar Santa Luzia com tamanhos desafios e problemas historicamente acumulados e que, como uma bola de neve, parece crescer mais e mais?

O próximo prefeito deverá ter equilíbrio necessário ao enfrentamentamento de todas as problemáticas: nem deve perder a cabeça e cometer atos inconsequentes e nem deve ser relapso e ficar na pura lamentação a mercer de uma solução vinda abruptamente. O prefeito a partir de 2013 deverá ter muita disposição, inclusive física, para longas jornadas de trabalho equacionando esse complexo jogo, movendo as duras peças enferrujadas da estrutura e corroídas da política santaluziense. Quem se candidata? Algum leitor do blog?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua bisavó foi pega a dente de cachorro? Presença indígena na história de Santa Luzia

Rommeryto em aula de Campo na Cacimba da Velha Não foi de poucas pessoas que ouvi a expressão: “minha bisavó foi pega a dente de cachorro”. Se trata de mais uma das características que fazem parte da memória coletiva ou do imaginário do povo de Santa Luzia. Essa expressão, assim como palavras como Yayu, Tapuio, Quipauá são evidências de um passado marcado pela existência de nações indígenas no território que hoje é o nosso município. O historiador santaluziense Rommeryto Augusto fez um brilhante estudo que teve como objetivo: “identificar a ocorrência de povoamento indígena na região conhecida como Vale do Sabugy no período do pós-contato (séculos XVII e XVIII), e sua participação na história e na sociedade destas terras cortadas pelos rios Sabugy e Capauá após a interiorização da colonização” (MORAIS, 2011:9). Segundo o autor, a inquietação sobre a existência de povos indígenas em Santa Luzia vem desde a sua infância e perpassou o tempo tornando-se o objeto de seu trabalho

Saída de padre Alex de Santa Luzia repercute nas redes sociais

Centenas de atividades nas redes sociais sobre a saída do Padre Alex Alexandre da Costa Cabral da paróquia de Santa Luzia foram registradas nesta sexta feira (02). Durante missa celebrada  na manhã de hoje o padre tornou evidente a sua saída de Santa Luzia. Durante a homilia o padre fez diversas referências às mudanças que passamos durante a vida e as esperanças que devemos ter diante das situações de desespero, de dor. "Se tirarem os sonhos e os ideais o que restará ao homem?" Questionou o padre ao falar sobre as atitudes que devemos tomar diante das atribulações da vida. Ele fez prestação de contas dos mais de R$ 92.000,00 aplicados na compra das estruturas para as três novas igrejas e anunciou a aquisição também de estruturas para construção de um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja do Rosário. "Tudo está pago. Não estamos devendo a ninguém. Estou feliz e de consciência tranquila" destacou o padre ao falar sobre o projeto uma igreja em cad

Monólogo do Açude Novo

Construção do Açude de Santa Luzia PB  Mário Ferreira, figura muito importante que guarda a memória dos grandes momentos de Santa Luzia, compartilhou um texto que ele encontrou com o título de Monólogo do Açude Novo de autor não identificado, mas que foi escrito aos 50 anos de construção do manancial. Trata-se de um texto antigo, mas importante e que agora faremos conhecer : "Sou o velho Açude Novo. Filho do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), que é filho de José Américo de Almeida. Filho de planejamento; porque filho mesmo eu sou do sertanejo e da natureza que, num jogo de amor estranho, me deram origem. Aqui, a natureza arrependida de castigar o sertanejo, confabulou com ele num idílio comovente que chorava. E nas lágrimas, vertidas na forma de suor humano, surgiram as primeiras células do conteúdo líquido que é o meu ser. E essas lágrimas tépidas, caídas à custa de trabalho pesado, tocaram o céu que se enterneceu e lavou as encostas da Borborema.