Pular para o conteúdo principal

O Esporte


O Sabugy Futebol Clube é considerado com uma das mais antigas equipes de futebol da Paraíba. A fundação do clube ocorreu em 1923 e, da década de trinta para os dias atuais o time passou por diferentes momentos sagrando-se como uma equipe bastante respeitada.

Treze, Campinense e botafogo são clubes tradicionais no "soccer esportivo tabajarino", mas é em Santa Luzia, que está o mais velho clube de todo Estado, alcançando agora, 50 anos de atividades esportivas, sem que tenha havido de lá pra cá, qualquer interrupção na sua gloriosa caminhada.
Na década de 1980 o clube passa pela sua primeira grande dificuldade, mas na década seguinte, especificamente em 10 de março de 1992, a equipe ressurgiu após a fusão entre as equipes Bambas do Sabugy da Pousada da Serra fazendo renascer o Sabugy Futebol Clube.

Daí por diante a equipe começou a colecionar títulos e, logo nos dois primeiros campeonatos organizados pela liga, nos anos de 1992 e 1993, a equipe consagrou-se como bicampeã. Com os títulos municipais conquistados, a diretoria resolveu partir para competições intermunicipais e interestaduais. 


Já na primeira competição intermunicipal, em 1994, a equipe foi campeã da extinta copa AM Parelhas (hoje denominado Seridozão). 
  • Em 1995, disputou a Copa da Borborema de Campina Grande, sagrando-se vice campeão.

  • Em 1996 disputou o campeonato Paraibano sagrando-se campeão da liga amadora.
  • Em 1997 disputou o Seridozão sendo eliminado nas semifinais; em 1998 foi vice campeão do Seridozão.
  • Em 2000 foi criada a copa do Vale da qual o time foi o campeão.

  • EM 2002, a liga Santaluziense de desportos realizou a Copa Integração envolvendo todas as equipes de Santa Luzia da qual o Sabugy foi campeão; 

  • Em 2004, a Liga Desportiva de Caicó RN realizou o Campeonato Interestadual do qual o Sabugy foi campeão.

  • Em 2005 o Sabugy volta ao Paraibano para disputar a segunda divisão, mas por falta de infra estrutura a Federação Paraibana não concedeu mando de campo ao clube o que o obriga a disputar suas partidas em São José do Sabugy no estádio O DOMINGAO.
  •  O clube foi ainda Campeão Regional Sub15 em Patos PB;
 
EM 2011  A LDS está fazendo uma ampla campanha para arrecadar recursos para reformar o estádio o Machadão para que a equipe possa sediar os seus jogos oficialmente! 

O Blog do Zé Aderivaldo recomenda: participe das atividades da Liga Santaluziense de Desportos e ajude a reerguer o Machadão.


SABUGI NA MÍDIA ESTADUAL: CONFIRA REPORTAGEM DA DÉCADA DE 1970 SOBRE O CLUBE SANTALUZIENSE
 
Fundado no dia 19 de abril de 1923 por um grupo de "rapazolas" que já se viam as serenatas como uma rotina, o Sabugí Esporte Clube venceu todas as dificuldades e ainda continua firme, representando condignamente o nome esportivo da "Veneza do Sertão", obtendo excelentes resultados nos jogos inter-estaduais. Muitos dos seus fundadores já se encontram em outras plagas, sendo alguns deles nomes de projeção, entre médicos, economistas, advogados e políticos.
 
A História
O vereador Luís Marinho, possui ainda hoje, em sua residência, um verdadeiro arquivo sobre toda vida do clube sertanejo, e na conversa com o repórter, ele vai dissertando com riqueza de detalhes, a trajetória da agremiação, desde os primeiros passos. Na época, Luís Marinho foi escolhido como secretário, não hesitando em atender o convite formulado pelo primeiro presidente do clube, sr. Manoel Bianor de Freitas. Outros jovens vieram engrossar a fileira de idealistas pela implantação do esporte-rei na vizinha comuna, e já no mesmo ano, 11 jogadores se encontravam aptos a enfrentar qualquer dos bons times da região, haja-vista a aprovação durante os treinamentos.
A Estréia
Segundo o sr. Luís Marinho, a grande data na vida do clube, foi realmente naquele belo domingo 7 de setembro de 1923, data de estréia, e dia de vitória sobre o São Mamede Esporte Clube, pelo escore de 1 X 0. A cidade ficou em festa, os habitantes que não gostavam tanto de futebol aderiam a ideia e, então, a equipe empreendeu uma marcha vitória.
Gil Gonçalves, Manoel Medeiros, Solon Machado, Chico Graciano, Manoel Pequeno, Aderbal Vilar, Chico Soares, Moacir Medeiros, Manoel Bianor de Freitas, Manoel Benício e Noberto Baracuy, foram os participantes da jornada inicial, e na época tidos como heróis, não só pelo triunfo, mas em razão de fundarem a primeira agremiação local, que viria ser depois, a mais antiga do futebol paraibano.
Bons Feitos
Dentre façanhas obtidas pelo Sabugí Esporte Clube, até os idos de 1960, o sr. Luís Marinho, destaca as vitórias obtidas em Caicó e São José do Seridó (Rio Grande do Norte), inclusive vencendo por duas vezes o selecionado de Caicó; ganhando um rico troféu em disputa com um quadro da cidade de Patos, e por fim sendo campeão do certame organizado por equipes de São Mamede, Juazeirinho, Santa Luzia e Soledade. 

Uma Decepção
Como no futebol nem só vitórias acontece para um lado, Luís Marinho, afirma que o Sabug Esporte Clube também teve duros revezes, citando a maior decepção para todo elenco, em 1936, quando era tido como o bicho papão. O cartaz do time era enorme. Veio então, uma caravana de estudantes universitários, sendo todos os componentes, filhos de Santa Luzia, mas cursando a Faculdade do Rio de Janeiro. Fizeram o desafio e o dia do cotejo foi determinado. Os atletas do Sabugí entraram em campo, e sob os aplausos da torcida já contavam com uma vitória e por longa margem de gols. Entretanto, o time saiu pela culatra. Arthur Ferreira Tavares (hoje, médico na cidade de Patos e pai do secretário de Comunicações), era goleiro dos estudantes, fechou o gol e, lá na frente os seus companheiros conseguiram marcar 1 X 0, representou uma tristeza geral e tamanha decepção para a torcida que era acostumada a ver o timão ganhar de todo mundo e de muito. Luís Marinho recorda ainda, que o juiz daquele jogo foi o engenheiro Samuel Machado, que atuou de terno completo e chapéu de Palhinha.
Os Astros

Todo clube tem sempre os cobras, e no Sabugí, Luís Marinho também faz destaques: "Otacílio da Pitombeira foi o mais veloz atacante; homem de uma impetuosidade tal, que muitas vezes passava pela bola; Caetano Marinho, inesquecível, atuando como lateral; o ex-deputado Federal Jáder Medeiros, que foi o terceiro presidente do clube, construindo a muralha do Estádio, em alvenaria; Chico Soares, Tranquilo no domínio com o bolão de couro e finalmente Noberto Baracuy, um verdadeiro "cracão de bola na época", goleador emérito, sendo uma garantia total no ataque.
Mesma Dinâmica
Ao final das declarações, o sr. Luíz Marinho acrescentou: "O Sabugí Esporte Clube, é o único clube paraibano que desde a sua fundação vem representando o nome de Santa Luzia, sem interrupção, pois outros que surgiram primeiro, tiveram efémera passagem. Outros pretos de alma branca como Otacílio da Pitombeira, lá ainda existindo vestindo a camisa do mesmo time, dando glórias a torcida e perpetuando os nomes daqueles fundadores que já estão nos parames celestiais. O sucesso dos jovens de então em defesa do Sabugí Esporte Clube de Santa Luzia, representa muito bem o esforço daqueles da minha geração que tiveram a coragem de fincar a bandeira dos desportos em minha terra".

Fonte: Diário da Borborema (Campina Grande, 23 de agosto de 1973).
Texto: Francisco de Assis (Olé)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua bisavó foi pega a dente de cachorro? Presença indígena na história de Santa Luzia

Rommeryto em aula de Campo na Cacimba da Velha Não foi de poucas pessoas que ouvi a expressão: “minha bisavó foi pega a dente de cachorro”. Se trata de mais uma das características que fazem parte da memória coletiva ou do imaginário do povo de Santa Luzia. Essa expressão, assim como palavras como Yayu, Tapuio, Quipauá são evidências de um passado marcado pela existência de nações indígenas no território que hoje é o nosso município. O historiador santaluziense Rommeryto Augusto fez um brilhante estudo que teve como objetivo: “identificar a ocorrência de povoamento indígena na região conhecida como Vale do Sabugy no período do pós-contato (séculos XVII e XVIII), e sua participação na história e na sociedade destas terras cortadas pelos rios Sabugy e Capauá após a interiorização da colonização” (MORAIS, 2011:9). Segundo o autor, a inquietação sobre a existência de povos indígenas em Santa Luzia vem desde a sua infância e perpassou o tempo tornando-se o objeto de seu trabalho

Saída de padre Alex de Santa Luzia repercute nas redes sociais

Centenas de atividades nas redes sociais sobre a saída do Padre Alex Alexandre da Costa Cabral da paróquia de Santa Luzia foram registradas nesta sexta feira (02). Durante missa celebrada  na manhã de hoje o padre tornou evidente a sua saída de Santa Luzia. Durante a homilia o padre fez diversas referências às mudanças que passamos durante a vida e as esperanças que devemos ter diante das situações de desespero, de dor. "Se tirarem os sonhos e os ideais o que restará ao homem?" Questionou o padre ao falar sobre as atitudes que devemos tomar diante das atribulações da vida. Ele fez prestação de contas dos mais de R$ 92.000,00 aplicados na compra das estruturas para as três novas igrejas e anunciou a aquisição também de estruturas para construção de um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja do Rosário. "Tudo está pago. Não estamos devendo a ninguém. Estou feliz e de consciência tranquila" destacou o padre ao falar sobre o projeto uma igreja em cad

Monólogo do Açude Novo

Construção do Açude de Santa Luzia PB  Mário Ferreira, figura muito importante que guarda a memória dos grandes momentos de Santa Luzia, compartilhou um texto que ele encontrou com o título de Monólogo do Açude Novo de autor não identificado, mas que foi escrito aos 50 anos de construção do manancial. Trata-se de um texto antigo, mas importante e que agora faremos conhecer : "Sou o velho Açude Novo. Filho do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), que é filho de José Américo de Almeida. Filho de planejamento; porque filho mesmo eu sou do sertanejo e da natureza que, num jogo de amor estranho, me deram origem. Aqui, a natureza arrependida de castigar o sertanejo, confabulou com ele num idílio comovente que chorava. E nas lágrimas, vertidas na forma de suor humano, surgiram as primeiras células do conteúdo líquido que é o meu ser. E essas lágrimas tépidas, caídas à custa de trabalho pesado, tocaram o céu que se enterneceu e lavou as encostas da Borborema.